A professora Maria Antonieta Lopes Sobral, o movimentos “Corridas Solidárias” e o projeto social DAR – Doações com Amor e Respeito foram nomeados para a primeira edição do Prémio Municipal de Cidadania de Oliveira de Azeméis, que teve como primeiros vencedores o médico António Praça Vasconcelos e o Rotary Club de Oliveira de Azeméis, tendo sido ainda atribuído, de forma extraordinária, ao Comendador António da Silva Rodrigues ao médico Fernando Oliveira e Silva (a título póstumo)
Maria Antonieta Sobral desenvolveu durante 30 anos o ensino primário. Dedicada ao trabalho em prol do bem-estar do povo da freguesia com quem desenvolveu diversas iniciativas de cariz social, vinda a criar a Comissão de Melhoramentos Locais de Palmaz, a que presidiu até 2022. “Tudo o que fiz na vida foi de forma completamente desinteressada”, afirmou.
O projeto DAR – Doações com Amor e Respeito foi fundado há quatro por Sofia Aguiar Gomes, e desde esse momento tem distribuido bens alimentares pelos mais carenciados, proporcionado também condições de vida dignas, em termos de habitabilidade. “Espero ser um exemplo para a minha geração”, disse Sofia Aguiar Gomes durante a cerimónia do Prémio Municipal de Cidadania.
Ricardo Bastos criou o movimento Corridas Solidárias, que já angariou 120 mil euros para serem atribuídos a várias instituições oliveirenses. “O momento mais feliz não é quando termino as corridas, mas sim quando tenho a possibilidade de passar o cheque e do outro lado me dizem ‘eh pá, não sabes o bem que isto nos vai fazer”, disse Ricardo Bastos no discurso proferido durante a cerimónia do primeiro Prémio Municipal de Cidadania