Domingo, 28 de Maio de 2023
Domingo, 28 de Maio de 2023
Publicidade

Comandante Ricardo Fernandes saiu dos Bombeiros Voluntários de Fajões para assumir comando dos Sapadores de Viana do Castelo

> Natural de Nogueira do Cravo, Ricardo Fernandes tem uma ligação umbilical com os Bombeiros de Fajões há quase duas décadas.

Ricardo Fernandes cessou funções como comandante dos Bombeiros Voluntários de Fajões e assumiu no dia 20 de maio  o comando da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, segundo um despacho esta sexta-feira publicado em Diário da República.

De acordo com o despacho, o ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro, autorizou “a designação para a prestação de serviço do agente principal Ricardo Manuel Pinho Fernandes no cargo de comandante da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo”.

Publicidade

“Na sequência da iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de acordo com a proposta do diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, é autorizada a designação para a prestação de serviço, em regime de comissão de serviço, do agente principal Ricardo Manuel Pinho Fernandes no cargo de comandante da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, com efeitos a 20 de maio de 2023”.

Ricardo Fernandes iniciou funções no dia da visita do ministro da Administração Interna, para a inauguração do novo centro municipal de proteção civil de Viana do Castelo, num investimento de mais de 1,1 milhões de euros.

O oliveirense substituiu o antigo comandante da corporação, António Cruz, que foi alvo de um processo de averiguações iniciado em agosto de 2021.na sequência de acusações contra o comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que se avolumaram a partir de março 2021, quando o Sindicato Trabalhadores da Administração Local (STAL) anunciou uma ação contra António Cruz, por “práticas que consubstanciam verdadeiros atos de discriminação e assédio moral e laboral”.

Uma ligação umbilical aos bombeiros de Fajões

A 18 dezembro de 2021, Ricardo Fernandes tomou posse como Comandante do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Fajões, sendo que entre 2016 e 2021 presidiu à direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões. Natural de Nogueira do Cravo, serviu anteriormente, durante uma década, como bombeiro voluntário na corporação de Fajões.

“Cresceu e aprendeu com o Corpo de Bombeiros, nunca descurando a sua formação académica e profissional, procurando uma busca incessante pela sua capacitação, qualificação e preparação para o desempenho das suas funções com maior rigor e profissionalismo”, recorda a direção dos Bombeiros de Fajões em comunicado.

“O trabalho desenvolvido, digno dos mais diversos elogios, das quais sempre nos orgulhamos muito e jamais esqueceremos, por terem sido, efetivamente, momentos e vivências únicas as quais tivemos a honra de viver e partilhar”, acrescenta a mesma missiva.

O presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Fajõess sublinha que esta foi uma oportunidade única agarrada por Ricardo Fernandes. “Há porém, que equacionar as oportunidades e o tempo em que elas surgem, ou nos são concedidas, estando inserido nos quadros da função pública”, considera.

Desta forma, Jorge Pinho diz acreditar que Ricardo Fernandes “continuará a elevar cada vez mais o nome dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil junto dos Portugueses”, desejando “as maiores felicidades e sucesso no desempenho das suas novas funções”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS