O Centro Coordenador de Proteção Civil, localizado na antiga Casa das Heras, no Parque de La Salette, implicou um investimento de 175 mil euros, e neste momento está dependente que se efetue a ligação da energia no equipamento para que este seja inaugurado. A informação foi avançada pelo presidente da autarquia, Joaquim Jorge, em reunião de executivo municipal, em resposta ao pedido de ponto de situação solicitado pelos vereadores da oposição.
Há um ano o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis anunciava também em reunião de executivo camarário que a construção do novo Centro de Coordenação Civil se encontrava na última fase, faltando na altura alta apenas a aquisição do equipamento a ser utilizado pelos elementos da Proteção Civil. Nessa altura projetava-se a abertura do novo equipamento para setembro de 2021.
Este novo espaço será o centro de decisão e de informação sobre tudo o que acontece no concelho ao nível de Proteção Civil. Joaquim Jorge afirmou que este espaço estará equipa com camaratas que poderão receber refugiados que precisem de auxílio em alturas de maior conturbação no seu país, tal como aconteceu recentemente devido ao povo ucraniano que foi apanhado de surpresa com o ataque da Rússia.
Haverá no novo edifício um centro ambiental destinado às escolas. Assim, explicou Manuel Alberto Pereira, presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, em entrevista ao Azeméis.Net no ano passado, os mais pequenos poderão vivenciar e aprender mais sobre a natureza num espaço idílico como é o Parque de La Salette.