A primeira edição do Festival Confrádico proporcionou a apreciação de uma gastronomia mais requintada. Estiveram presentes confrarias de norte a sul do país, e das ilhas da Madeira e dos Açores, que proporcionam a produção de várias iguarias.
A Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis (CASAZ) tomou conta da organização do evento, a Confraria das Papas de São Miguel não desiludiram e conquistaram o apetite das centenas de visitantes. Era um dos pratos obrigatórios a provar. De resto, o difícil mesmo foi escolher entre um bom prato de carne, ou um prato de peixe, e guarda espaço ainda para um pequeno pedaço de fogaça.
Nesta primeira edição do Festival Confrádico registou-se presença de mais oito confrarias: a Confraria da Pateira, a Confraria do Arroz Carolino, a Confraria da Fogaça da Feira, a Confraria da Raça Arouquesa, a Confraria dos Sabores de Abóbora, a Confraria dos Gastrónomos dos Açores, a Confraria Enogastronómica da Madeira, e a Confraria da Cadeira de Peixe e do Camarão de Espinho.
Se perdeu a edição deste ano, não se preocupe. Já está apalavrada entre a CASAZ e o município de Oliveira de Azeméis a realização de uma segunda edição, mas em local diferente. Com mais espaço. A Praça José da Costa é um dos locais em cima da mesa para a realização do II Festival Confrádico.