Na apresentação do livro “Ápio Assunção – A Marca de Um Homem”, o movimento de amigos que têm prestado homenagem ao ex-autarca para lembrar e fazer justiça ao seu trabalho relembrou a proposta efetuada à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis para que Ápio Assunção se tornasse o patrono do Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, uma obra idealizada durante os seus mandatos.
Até agora ainda não houve qualquer tipo de resposta a esta ambição do grupo, e Albino Martins, porta-voz da organização deste movimento, composto ainda por António Rosa e Paulo Oliveira, afirmou que seria com muita mágoa que o grupo receberia uma resposta negativa dos órgãos autárquicos a esta proposta. “Isso representaria sobrepor meras estratégias partidárias incapazes de destrinçar a sua ligação partidária do seu valor humano, da sua capacidade de entrega, e da obra que nos legou”, afirma Albino Martins.
Veja o excerto da intervenção de Albino Martins clicando na tecla play “▶️” do vídeo que se segue.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral, aceitou estar presente na apresentação do livro “Ápio Assunção – A Marca de Um Homem”. Na sua intervenção, concordou que muitas vezes, nas várias áreas da sociedade, há a injustiça de não se dar valor a quem serviu as suas gentes, e sem responder diretamente à proposta formalizada pelo grupo de oliveirense que criaram o movimento de homenagem a Ápio Assunção, Rui Luzes Cabral considerou que “mais cedo ou mais tarde a valorização acaba a vir ao de cima com o passar do tempo, com a consolidação da obra da pessoa”.
Veja as declarações de Rui Luzes Cabral clicando na tecla play “▶️” do vídeo que se segue.
+ Pode ser do seu interesse: Ápio Assunção é Patrono da Sala de Convívio da Banda de Música do Pinheiro da Bemposta