A equipa de basquetebol da UD Oliveirense está novamente em construção. Não ficou nenhum jogador internacional da época passada. Mantiveram-se os jogadores portugueses que são os alicerces da equipa – José Barbosa, João Balseiro, João Guerreiro e Renato Azevedo. Thomas de Thaey e Francisco Albegarua regressaram à equipa de Oliveira de Azeméis, e Travis Munnings e Justin Alston foram as grandes contratações para a época 2020/2021.
E no primeiro jogo da UD Oliveirense no Pavilhão Dr. Salvador Machado para a Liga Placard, foi Travis Munnings quem se destacou. Foi o melhor marcador do encontro, com 23 pontos, e também considerado o homem do jogo. Foi das mãos de Munnings que saiu a bomba de três pontos já no final segundo período e que tranquilizou a equipa de UD Oliveirense – foi para o balneário a vencer por 13 pontos.
A UD Oliveirense sentiu dificuldades em grande parte dos primeiros dois períodos. Não dominava os ressaltos nas tabelas, e o jogo exterior não estava a sair (durante o jogo todo a equipa de Norberto Alves teve 29% de aproveitamento na linha de três pontos, uma percentagem manifestamente baixa). Conseguiu terminar o primeiro período a vencer por um ponto (18-17), mas esteve grande parte do tempo em desvantagem.
No segundo período o equilíbrio também foi nota dominante, e a UD Oliveirense só conseguiu descolar do marcador já nos últimos três minutos do segundo período, chegando então à vantagem de 13 pontos no final da primeira parte, com Travis Munnings a ser preponderante nesta vantagem. Este jogador de 26 anos, natural das Bahamas, e que veio da equipa norte-americana do Lousiana-Monroe, revelou neste jogo que poderá ser um desequilibradores para esta época. Travis Munnings marca, ressalta (8 ressaltos), assiste (4 assistências) e rouba bolas. Aliás, além de ser o melhor marcador, também foi o jogador que mais bolas roubou (3).
Na segunda parte do jogo praticamente não houve história. Assistiu-se ao dilatar da vantagem da equipa da UD Oliveirense para a formação do Galitos Barreiro (até aos 21 pontos de diferença registados no final do jogo).
Uma das grandes diferenças entre as duas equipas esteve no banco. Norberto Alves foi acertando a equipa com sucesso, enquanto o técnico da equipa contrário não teve soluções à altura. Uma das principais dificuldades do treinador da equipa Galitos do Barreiro foi substituir o base Luwane Pipkins – contratação de peso para esta época – que ficou limitado nas suas ações logo na primeira parte pelas suas três faltas cometidas.
No final do jogo, Norberto Alves fez o balanço deste primeiro jogo da equipa da UD Oliveirense no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
🎙 Reação de Norberto Alves depois da vitória da UD Oliveirense frente ao Galitos Barreirense🎙 O coach da UD Oliveirense, Norberto Alves, fala sobre a importância do factor “equipa” neste início de campeonato, e como a base do sucesso para a vitória no jogo de hoje contra o Galitos Barreirense por 88-57. E diz que o objectivo da época é a reconquista do título.
Posted by azemeis.net on Saturday, October 17, 2020
+ Veja aqui as principais incidências do encontro
A evolução do jogo explicado em gráfico com base em estatísticas
Ficha de Jogo – 2ª Jornada Liga Placard
UD Oliveirense 88 x 57 Galitos
Ao intervalo: 43 x 30
Parciais: 18-17; 25-13; 21-14; 24-13
Jogo no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis
Árbitros: P. Marques, P.Pereira e P.Lourenço
UD Oliveirense
Travis Munnings (23 pontos), João Grosso (15), José Barbosa (6) João Guerreiro (15), Justin Alston (16) – cinco inicial; Jogaram ainda: Nelson Jossias (0 pontos), Renato Azevedo (0 pontos); Thomas de Thaey (3 pontos); Feliciano Pérez (8 pontos), Francisco Albergaria (2 pontos)
Treinador: Norberto Alves
Galitos do Barreiro
Luwanie Pipkins (6 pontos). Alonzo Ododa (13), O. Iyekekpolr (7), Jacques Conceição (6) – cinco inicial; Jogaram ainda: Diogo Correia (4), André Calabote (0), Ricardo Guerreiro (0), Emanuel Sá (2), Derreck Brooks Jr. (6), Rozelle Nix (8).
Treinador: Hugo Salgado
A UD Oliveirense volta a jogar no próximo sábado, dia 4. Defronta a equipa do Maia Basket, no pavilhão Nortecoope, na Maia, pelas 16h00.