A história da Volkswagen teve início ainda na década de 30 do século passado. Ao longo de décadas a marca de Wolfsburg desenvolveu inúmeros modelos de sucesso, no topo da lista estão o mítico Carocha e o campeão de vendas Golf (atualmente na 8ª geração). Segundo a VW, o ID.3 marca o início de uma nova era para a marca germânica, um modelo no qual deposita grande parte da sua estratégia para os próximos anos. O Grupo alemão tem em vista a meta de, já em 2025, conseguir que cerca de um 25% das suas vendas sejam veículos eletrificados, para em 2050 deixar de vender carros com motores de combustão.
O ID.3 é apenas o primeiro de uma família já no início de 2021 vai receber um novo membro, o SUV ID.4.
Golf por fora Passat por dentro
Com 4,26 metros de comprimento e 1,81 metros de largura o VW ID.3 é apenas 2 cm mais curto que a atual geração do Golf, no entanto, os 2,77 metros de distância entre eixos e as rodas nas extremidades da carroçaria permitem-lhe uma habitabilidade semelhante à de um Passat, exceção feita à capacidade da bagageira, com 385 litros (mais 5 que o Golf)
Com um aspeto futurista, moderno e diferente da restante gama da marca, o ID.3 cativa-nos desde o primeiro olhar. Com uma frente muito curta (o motor está atrás), a silhueta exterior faz lembrar um monovolume, até porque o ID.3 é 10 cm mais alto que o Golf. A traseira é praticamente vertical (a tampa da mala é em plástico de cor preta), remetendo para Golf, modelo de que herda o pila traseiro, mais largo.
Por se tratar da First Edition, esta unidade cedida pelo concessionário Garagem de Arrifana incluía detalhes estéticos específicos, como logótipos no exterior e no interior.
As portas são enormes, pelo que o acesso ao interior é fácil, por dentro, o espaço para pernas nos lugares de trás é excelente e na frente também não faltam cm. Contas feitas, são mais 14 cm de distância entre eixos que o Golf, e apenas menos 1,6 cm que o Passat, em relação última o ID.3 só perde 4 cm em largura.
A posição de condução é boa, mas não é tão alta como em alguns elétricos que também têm a bateria sob o piso. A alavanca de comando da “caixa” (para a frente, para trás, neutro e parque) é no ID.3 um botão rotativo, colocado do lado direito do volante. Uma solução que requer alguma habituação, mas que se revela interessante pois permite libertar espaço na consola central. O campo de visão é bom, graças a grandes superfícies vidradas. O painel de instrumentos é pequeno, mas tem boa leitura e visibilidade, já o ecrã central tátil de 10 polegadas concentra a maior parte das configurações e possui comandos em que basta aproximar o dedo. Um habitáculo minimalista, mas de bom gosto e com materiais de qualidade superior.
Bateria de 58 kWh e até 420 km de autonomia
A propulsão 100% elétrica é assegurada pelo motor síncrono instalado na traseira (tal como no Carocha) o qual é alimentado por uma bateria de iões de lítio cujas células, como referimos, estão distribuídas pelo piso do ID.3, assegurando, assim, uma boa distribuição de peso e contribuindo para o já referido espaço a bordo.
Os 204 cv de potência e o binário máximo de 310 Nm aliados à tração são garante de uma condução “divertida” com o ID.3 a ter facilmente energia para fazer ultrapassagens sem dificuldade. O comportamento dinâmico surpreende. Apesar dos 1790 kg de peso, ID.3 é muito ágil e fácil de manobrar em cidade. O diâmetro de viragem (10,2 metros) é o mesmo do pequeno Up, o que para uma utilização urbana é excelente. A velocidade máxima está limitada a 160 km/h e a aceleração de 0-100 km/h faz-se 7,3 segundos. O que mais nos agradou foi a facilidade de adaptação ao carro, apesar da muita tecnologia a bordo é tudo simples de utilizar, nota-se que ao desenvolver o modelo a VW teve como objetivo que os clientes façam a transição para um carro elétrico da forma mais natural possível.
O ID.3 First, equipado com bateria de 58 kWh, permite carregamentos AC de 11 kW (cerca de 5 horas para obter 80% de carga) e DC de 100 kW, neste caso em apenas 30 minutos fica com cerca de 290 km de autonomia. Naturalmente que os carregamentos também podem ser realizados nas tomadas domésticas vulgares, numa Wallbox de 7,2 kWh, ou nos postos da via pública (3,7 kWh, 22 kWh e 50 kWh). Em breve o ID.3 estará disponível com bateria de 45 kWh e de 77 Kwh, com autonomias de 330 e 550 Km respetivamente.
Em relação à autonomia, a marca anuncia 420 km, como em qualquer elétrico esta varia em função do tipo de condução que fazemos e da estrada onde circulamos, durante o nosso ensaio, maioritariamente efetuado em cidade e estradas nacionais, obtivemos uma média entre os 13 e os 14 kW/h, um valor que feitas as contas permite ao ID.3 fazer cerca de 400 quilómetros entre carregamentos. Ao contrário de outros modelos concorrentes no ID.3 não é possível ajustar o grau de regeneração que queremos, está disponível apenas o modo de condução B no qual, quando tiramos o pé do acelerador, há uma desaceleração mais forte, que além de parar o carro, ajuda a recarregar a bateria. A garantia das baterias é de oito anos ou 160.000 km
Até 30 km/h o ID.3 emite um som artificial para alertar os peões da sua presença, este ruido é progressivo, baseando-se na velocidade e intensidade com que é pisado o pedal do acelerador, este tem a originalidade de ter o símbolo “Play” desenhado (já o pedal do travão tem o símbolo da “Pausa”).
Tal como o Carocha e o Golf na sua época, o ID.3 vai mexer com o mercado. Um modelo que tem tudo para ser um sucesso de vendas e a nova referência entre os compactos 100 % elétricos. Já disponível para ensaio no concessionário Garagem de Arrifana, o ID.3 1st tem preços desde 38 mil euros.
Veículo disponibilizado pela Garagem de Arrifana, que integra desde setembro de 2020 o grupo Auto Soluções Mobilidade, representa as marcas Volkswagen, Audi, Škoda e Volkswagen Veículos Comerciais, nas instalações que tem em Arrifana e Santa Maria da Feira.
Veja as imagens do novo Volkswagen ID.3 1st