Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

Vinte e quatro concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

> Oliveira de Azeméis está assinalado com o um concelho de risco de nível 3. Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Viseu apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo de incêndio estão os concelhos de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro), Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Constância, Tomar, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere, Mação (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova, Fundão, Covilhã (Castelo Branco), Gavião, Nisa (Portalegre) e Tabuaço (Viseu).

Publicidade

O IPMA colocou também mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.

Na zona do Entre Douro e Vouga, os concelhos de Vale de Cambra e Arouca estão assinalados como zonas de perigo muito elevado de incêndio. Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira estão catalogados com o nível três de perigosidade (elevado), São João Madeira está em risco moderado, e Espinho com risco reduzido.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.

Os níveis de risco, determinados pelo IPMA, são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Desde o início do ano, as 6.096 ocorrências de fogo já afetaram 27.802 hectares de espaços rurais.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS