Exemplo de um campo criado através do projeto 3x3 BasketArt

Basquetebol e arte vão andar de mãos dadas no concelho de Oliveira de Azeméis num futuro próximo. A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis aderiu ao Projeto 3×3 BasketArt promovido pela Federação Portuguesa de Basquetebol e já está em marcha o acordo de cooperação para criação de dois campos de basquetebol no concelho de Oliveira de Azeméis com traços vincados de arte urbana.

Publicidade

A autarquia terá como encargos a construção, reconversão, remodelação ou adaptação dos espaços físicos adequados à instalação de um campo de basquetebol no segmento 3×3 com as dimensões mínimas de 15x11m, bem como integrar esse equipamento num cenário de arte urbana, ou seja, por uma parede, muro ou edifício decorado por uma obra de arte (pintura, azulejo, instalação, escultura) suscetível de aumentar a atratividade do projeto desportivo a desenvolver.

Já a Federação Portuguesa de Basquetebol assegurar oferecer de uma tabela oficial para a prática do basquetebol 3×3, três bolas oficiais Wilson, e 16 coletes técnicos em cada campo. Portanto, será criada a atmosfera perfeita para que todos os praticantes e amantes da modalidade sintam o ambiente profissional de um jogo de basquetebol.

Na última reunião de executivo camarário, Joaquim Jorge avançou que já estão pensados os dois lugares para a implementação destes dois campos de basquetebol. Um será na freguesia de Cucujães, no Parque do Teso, um lugar que a autarquia pretende remodelar e criar uma área de lazer, e o outro campo será na freguesia de São Roque. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis justifica estas duas decisões pela ligação das duas freguesias à modalidade. Diz Joaquim Jardim que na freguesia de Cucujães existe uma história cultura ligada ao basquetebol, e que na freguesia de São Roque é a sede do Enesse Basquetebol Clube.

Jovens artistas oliveirenses serão chamados

Uma das particularidades destes campos de basquetebol é que a sua decoração será especial. A arte urbana terá de estar vincada o que dará um toque especial aos dois espaços desportivos. Os nomes dos artistas para desenvolverem o projeto de decoração destes dois campos de basquetebol ainda não estão pensados, no entanto, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis diz ser intenção do executivo camarário procurar jovens artistas oliveirenses ligados às artes plásticas, em início de carreira, para o desenvolvimento do projeto de decoração dos dois campos de basquetebol

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui