O SL Benfica sagrou-se o grande vencedor da Elite Cup 2024 e o primeiro clube a revalidar a conquista do troféu, depois da vitória em Tomar em 2023. As águas vencerem a final da edição deste ano contra a UD Oliveirense (2-3) num grande jogo de hóquei, em que a equipa de Oliveira de Azeméis que nunca baixou os braços e vendeu cara a derrota (a equipa de Oliveira de Azeméis derrotou o Sporting de Tomar nos quartos de final e o FC Porto nas meias-finais para chegar à final).
UD Oliveirense e SL Benfica apostaram nos mesmos cinco iniciais da véspera, mas foram as águias que entraram com mais frescura e disponibilidade física para tentar surpreender o adversário. O que conseguiram, construindo dois golos nos primeiros 15 minutos, primeiro por Roberto Di Benedetto (5’) e depois por Gonçalo Pinto (15’) a culminar bela iniciativa de Diogo Rafael. E a vantagem poderia até ser superior, mas Pau Bargalló falhou na marcação de livre indireto.
Mas faltava muito para jogar e a reação da UD Oliveirense surgiu ainda antes do intervalo. Primeiro conquistando uma grande penalidade, que Marc Torra desperdiçou, mas festejando pouco depois um golo aprovado após revisão SRV. Os homens de Oliveira de Azeméis foram à procura da reviravolta ainda antes do descanso, mas Pedro Henriques opôs-se esteve seguro.
O ascendente da UD Oliveirense continuou a sentir-se no regresso das cabinas, obrigando o SL Benfica a defender-se com rigor e a apostar em saídas em contra-ataque. A estratégia encarnada valeu novo golo, com conclusão primorosa de Roberto Di Benedetto (30’).
+Ler também: Marc Torra – “Estamos a assimilar os processos de uma nova equipa técnica”
A equipa de Oliveira de Azeméis sentia que não estava fora do jogo, continuou a colocar pressão no rinque e num disparo de longe conseguiu reduzir de novo, desta vez por Bruno Di Benedetto (41’) deixando tudo em aberto e colocando incerteza no resultado para os instantes finais da partida. Abdicando do guarda-redes e colocando cinco jogadores em campo no último minuto e meio, a UD Oliveirense apostou no tudo por tudo… mas ainda foi o SL Benfica a dispor de novo livre direto, que Bargalló não concretizou.
Não havia tempo para mais. O SL Benfica festejou, leva a Elite Cup 2024 para o museu.
+Ler ainda: Xano Edo foi o melhor guarda-redes, e Navarro no cinco ideal