O Dia Mundial do Estudante foi marcado no concelho de Oliveira de Azeméis com a inauguração da escultura “Árvore do Conhecimento”, idealizada pelo artista Albano Ruela, e que foi instalado na Rotunda da Lomba, nas imediações de três escolas de diferentes níveis de ensino.: da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, da Escola Básica de Outeiro e da Escola Superior Aveiro-Norte da Univesidade de Aveiro.
O monumento instalado é constituído por uma cadeira trono que simboliza as instituições de ensino de onde nasce a Árvore do Conhecimento, em que as suas ramificações, que se interligam por várias áreas da vida e como um todo, cimentam as raízes do futuro. A árvore central é composta por cadeiras do ensino primário equivalentes a uma sala de aula, sendo este o primeiro estágio da educação escolar, a fase de aprender as primeiras letras e a construção de palavras e frases.
“A escultura, concebida como um símbolo de aprendizado e crescimento, representa os valores fundamentais da educação e da busca pelo conhecimento”, refere o autor Albano Ruela.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, esta obra “é uma homenagem ao Estudante, ao seu percurso formativo e aquilo que a educação vai representando ao longo da sua vida”.