A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, aproveitou a visita às novas instalações do Tribunal de Família e Menores da Comarca de Aveiro para anunciar que até 2027 o atual Governo prevê um investimento de 22 milhões de euros de para a requalificação de tribunais da Comarca de Aveiro. Entre eles está o Tribunal de Oliveira de Azeméis.
A governante esteve em ação acompanhada pelos deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, Hugo Oliveira e Filipe Neto Brandão. Em declarações aos jornalistas, Catarina Sarmento e Castro garantiu que o Tribunal de Oliveira de Azeméis, e também o de Espinho, irão sofrer obras de requalificação, com carácter de urgência dado o estado de degradação dos edifícios. Sobre Oliveira de Azeméis, é expectável que parte do investimento seja feito nas instalações do Tribunal do Trabalho.
Arouca e Santa Maria da Feira também são concelhos sinalizados. Em Aveiro, a ministra definiu como objetivo a construção de um novo “campus de Justiça”, um investimento a ser articulado com o município de Aveiro.
O PS de Aveiro considerou, em comunicado, que “esta visita, para além de assinalar a resolução de um antigo problema relacionado com as deficitárias condições em que funcionava o Tribunal de Família e Menores, demonstra também o empenho do atual Governo em garantir que esta legislatura marcará um período de modernização das condições em que se administra a Justiça no distrito de Aveiro”.