Os 5 restaurantes em Oliveira de Azeméis onde pode comer o melhor bacalhau

O crítico gastronómico José Sobral revela os seus cinco restaurantes de eleição no concelho para saborear um prato de bacalhau.

0

Este Natal de 2021 é uma época festiva que este ano ainda é marcada pela pandemia e por isso todo o cuidado é pouco. Não faltarão as rabanadas, os bilharacos, a aletria, o arroz doce  as fritas e o tradicional Bolo Rei, doces que fazem parte das ementas de Natal.

Outra coisa que estará em cima da mesa é a bacalhoada, pois o tradicional bacalhau cozido com batatas e couves não pode faltar na noite de consoada, ficando as sobras para uma roupa velha avinagrada para comer no dia seguinte.

Em Oliveira de Azeméis temos felizmente muitos restaurantes que apostam no fiel amigo cozinhado de muitas maneiras, pois como todos sabem existem mais de 1000 maneiras de cozinhar bacalhau.

Para entrada selecionei os bolos de bacalhau feitos à moda antiga e com muito bacalhau do Restaurante Peixoto em Cidacos, são uma delícia.

Não muito longe temos o Maranata onde a D. Fátima prepara um bacalhau à Maranata (frito) que é uma maravilha, mas também tem um bacalhau abafado que é servido com azeite fervido, batata cozida e feijão verde ou outros legumes da época.

No Restaurante Solar, mais conhecido por Ramos também o bacalhau ocupa um lugar especial, onde destaco o assado na brasa que habitualmente é uma posta bem generosa que satisfaz duas pessoas.

No centro da cidade no Restaurante Dom Filipe também recomendo o famoso bacalhau com broa ou o original bacalhau assado em pão saloio que faz as delícias dos clientes.

No Dom Gomado, restaurante do Hotel Dighton o bacalhau é servido de várias maneiras e vai desde o simples bacalhau cozido com grão-de-bico até ao bacalhau à lagareiro passando pelo bacalhau espiritual ou o apetecível com natas. O bacalhau na púcara é igualmente muito pedido pois é bastante apetitosos com azeite natural bem fervido.

Voltando a Cidacos também temos no Retiro da Cerca do nosso amigo António  onde podemos comer o bacalhau frito com cebolada e batata frita à rodela ou o tradicional Cozido com grão e o muito bom Bacalhau à gomes de sà.

Estas são algumas referências do bom bacalhau que se come em Oliveira de Azeméis e já perceberam que existem muitas boas ofertas para fazer a delícia dos clientes.

O bacalhau é rei por esta altura do ano, mas no nosso concelho durante todo o ano se pode degustar bom bacalhau e como se vê feito de diversas maneiras.

Importa ainda referir que o fiel amigo é vendido por essas feiras e mercados por gente de Oliveira de Azeméis que desde muito cedo armazenam e comercializam o bacalhau.

O consumo de bacalhau em Portugal tem séculos de história. Produzido bem longe do nosso país em águas muito frias sendo hoje considerado um alimento fundamental da nossa gastronomia.

Também em Oliveira de Azeméis nos podemos deliciar com o bacalhau preparado de várias maneiras. A escolha destes restaurantes foi feita por mim, mas temos muitos outros espaços de enorme qualidade onde se pode comer igualmente um excelente bacalhau.

Agora a escolha é sua, mas o bacalhau é aquele prato tradicional que não deve faltar na mesa de Natal.

A todos desejo um Santo e Feliz Natal e aproveite ao máximo o que de bom tem a gastronomia oliveirense com muitas casas de referência que mostraram uma enorme resistência e resiliência para vencer as adversidades resultantes da Pandemia Covid 19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui