Após o encontro nacional de moldes realizado em abril de 2022, Oliveira de Azeméis estreia-se como palco principal do maior evento do setor. Será o nosso concelho a receber a 11.ª edição do Congresso Indústria de Moldes, e o evento está agendado para os dias 25 e 26 de novembro deste ano. O local ainda está por definir, e há hipótese de o evento vir a ser adiado, devido ao adiamento das obras no Cine-Teatro Caracas.
A última edição do Congresso de Moldes aconteceu em 2019 na Marinha Grande, e apesar de no início tudo fazer prever que o evento iria manter-se na mesma localidade, até porque já tinha sido anunciado o local por parte do presidente da CEFAMOL- Associação Nacional da Indústria de Moldes, João Faustino, o concelho de Oliveira de Azeméis conseguiu intrometer-se na decisão e desviar a realização do congresso da indústria que costuma reunir as empresas líderes do setor e oradores de grande prestígio.
Na edição de 2019, segundo dados avançados pela organização, o evento registou 300 participantes, e a presença de mais de 100 empresas. É expectável que os números de 2022 sejam superiores, e atualmente o desafio é o de encontrar um espaço com capacidade para acolher o evento.
Quando a decisão da realização do Congresso da Industria de Moldes em Oliveira de Azeméis, o primeiro local escolhido para a realização do evento foi o renovado Cine-Teatro Caracas, mas devido ao atraso das obras de requalificação (como contamos na página 14) tal poderá não ser possível. Apuramos que existe um plano B para a escolha do local em marcha (O Cinema, na Praça da Cidade), mas adiar a data do congresso para uma data posterior pode ser também uma das possibilidades. Contudo, mesmo que o cenário do adiamento se concretize, o Azeméis.Net apurou que a escolha definitiva será sempre Oliveira de Azeméis. A organização e a autarquia procuram uma solução para a realização do maior evento de moldes nacional que será no nosso concelho.
O desvio do evento da Marinha Grande para Oliveira de Azeméis revela a influência positiva para o concelho dos empresários oliveirense que foram eleitos em março deste ano para os órgãos sociais da CEFAMOL. Carlos Silva, da Moldoplástico, tornou-se o presidente da Assembleia Geral; Armindo Soares, da Azemoldes, continuou como presidente do Conselho Fiscal. A vice-presidência da direção é ocupada por Rui Paulo Rodrigues, do Grupo Simoldes, e também por Nuno Silva, da Moldit. Paulo Ferreira Pinto, da Moldworld ocupa o lugar de vogal.
“Moldar (n)um Mundo em Mudança”
A Indústria Portuguesa de Moldes alcançou um grau de excelência no mercado internacional, sendo emblemáticos os contínuos recordes de produção e exportação atingidos ao longo da última década, suportados em fortes investimentos organizacionais e tecnológicos, numa aposta ao nível do conhecimento, inovação e I&D.
No entanto, nos últimos anos, o setor tem vivido um período desafiante e com várias circunstâncias inesperadas que, a nível global, condicionaram a vida económica e social, e às quais as nossas empresas não ficaram imunes.
O Congresso da Indústria de Moldes apresenta-se, assim, como um palco de excelência para refletir e debater os principais desafios e oportunidades que pautam o momento atual, permitindo igualmente identificar linhas de orientação que conduzam as empresas a um novo patamar de desenvolvimento e consolidação do seu posicionamento global.
Sob o lema “Moldar (n)um mundo em mudança”, este evento reunirá especialistas e empresas do sector para conhecerem tendências, partilharem expectativas e delinearem propostas de intervenção, incidindo em três temas principais: Estratégia & Mercado; Pessoas e Competências; e Sustentabilidade.
Num dos painéis de discussão, revela fonte oficial da CEFAMOL ao nosso jornal, espera-se a presença de Paulo Portas, ex-líder do CDS-PP, ex-governante, e atual comentador da TVI e CNN, para falar sobre a área dos moldes.