Quinta-feira, 5 de Setembro de 2024
Quinta-feira, 5 de Setembro de 2024

Mural perpetua o trabalho e dedicação do “Médico do Povo” à comunidade oliveirense

> O médico, amigo e conselheiro António Praça Vasconcelos viu o seu nome a ser perpetuado no largo onde cresceu e brincou durante a sua infância na freguesia de Cesar.
Fotos: Emanuel Pereira
Fotos: Emanuel Pereira

O Largo do Pinheiro, que em tempos longínquos chegou a chamar-se Largo da Saibreira, na freguesia de Cesar, passou a denominar-se, desde o dia  13 de julho de 2024, Largo do Pinheiro Dr. António Azevedo Praça Vasconcelos, conhecido por todos como o “Médico do Povo”, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Cesar. Trata-se de uma homenagem “mais do que merecida”, sublinha o presidente Augusto Moreira, a um médico, conselheiro e amigo que tanto deu se si aos cesarenses, em particular, mas também a toda a comunidade oliveirense.

Após a atribuição do prémio carreira pela Villa Cesari em 2013; a medalha grau ouro de Cidadão de Honra da Vila de Cesar em 2020 dada pela Junta de Freguesia; e a atribuição do Prémio Cidadania na primeira edição organizada, em 2022, pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, António Vasconcelos vê o seu nome a perpetuado no largo da freguesia perto da casa onde cresceu, brincou, e jogou várias vezes futebol com amigos, em jogos de um contra um, baliza a baliza, em que os jogadores se revezavam aos cinco golos. No seu tempo de infância não havia televisores nem telemóveis, e o tempo tinha de 

Publicidade

“Esta homenagem que estamos aqui a viver dá-me alegria. Este mural fica a perpetuar a minha vida, e é o símbolo do meu trabalho. Tenho a minha consciência tranquila de que sempre dei o que podia, fiz o melhor que podia pelos meus doentes e pela comunidade também. Só não erra quem não fez. E se alguma vez errei, já pedi desculpa por isso”, afirmou António 

“Se um dia as pessoas questionarem sobre este mural, gostava que este fosse a homenagem ao meu trabalho que procurei sempre que fosse justo e cego”, acrescentou. 

Médico, amigo e conselheiro

O presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira, justificou a iniciativa como sendo uma “uma homenagem mais que justa ao Dr. António Vasconcelos”.

“O Dr. Vasconcelos foi um profissional muito competente e, foi um amigo. E muito difícil ter estas duas características juntas. O Dr. Vasconcelos teve essa bondade, de se entregar ao próximo, de ser amigo, de ser conselheiro. E por isso esta homenagem é mais do que justa”, começou por dizer o autarca na cerimónia de homenagem.

“Esta não é uma homenagem dos cesarenses, mas também dos oliveirense que ao longo da vida se habituaram a chamar Dr. Vasconcelos. Hoje estamos aqui a prestar esta singela homenagem, no largo perto da casa onde o viu nascer. Muito obrigado doutor, que o tenhamos por muitos anos junto a nós, é um amigo do povo, é um ‘Médico do Povo’”, concluiu.

Vida rica em valores éticos

O presidente da Assembleia de Freguesia de Cesar destacou que  “a vida e a obra de Dr. António Praça Vasconcelos é rica em valores éticos, como de integridade moral”, sendo “rica pelo património moral que todos nós lhe reconhecemos”.  Carlos Costa Gomes sublinhou a justiça da homenagem a “uma personalidade unânime entre a comunidade cesarense”, que   “salvou muitas vidas, e curou outras tantas”

Para além da figura de médico, o presidente do órgão máximo da freguesia de Cesar descreveu o papel de amigo e conselheiro de António Praça Vasconcelos. 

“Destaco aqui a presença do amigo, conselheiro, o toque humano e essencial quando na franja da vida a palavra se esgota, a terapia não responde, ficando apenas o abraço de quem sabe estar ao lado, junto da cabeceira do doente”, recordou.

Carlos Costa Gomes também compartilhou, em dia da homenagem, a decisão do “Médico do Povo” em sair da freguesia de Cesa, ficando, por opção, “juntos dos seus, e com os seus construiu um legado de amizade, de respeito, de consideração pelo trabalho durante mais seis décadas”

Um homem do povo que ficará para sempre no coração

O presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, Amaro Simões, sublinhou a memória e forma de estar na vida de António Vasconcelos.  “Transcende-nos e supera-nos”, afirma. Recordou o momento em que o seu nome foi escolhido para atribuição do primeiro Prémio Cidadania. 

“Foi uma honra imensa, o Dr. António Praça Vasconcelos, ser o escolhido na primeira edição do Prémio Cidadania. Está aqui um homem que merece este prémio, bendita a hora que júri, por unanimidade e sem hesitações, entendeu que fosse o primeiro Prémio Cidadania”, afirmou o presidente da Assembleia Municipal. 

Já o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, preferiu definir o homenageado com “um homem do povo que ficará para sempre no coração da sociedade oliveirense”, sublinhando que a inauguração do mural com o nome de António Praça Vasconcelos “é uma manifestação inequívoca de carinho, estima, apreço, consideração, e respeito fruto da bonita relação amizade e cumplicidade que construi ao longo da sua vida”.

“Nós podemos, ao longo da nossa vida, fazer coisas muito bonitas, mas granjear a estima e a consideração de uma comunidade, pelo trabalho que fizemos por essa comunidade, acho que é um legado extremamente extraordinário”, finalizou Joaquim Jorge acerca António Praça Vasconcelos. 

___
A homenagem da população

Mais de uma centena de cesarense estiveram presentes na inauguração do mural com o nome do Médico do Povo. Perto do novo monumento, vários cesarense criaram um marco feito à mão com a palavra “Obrigado” para agradecer tudo o que António Praça Vasconcelos fez pela comunidade ao longo de mais de seis décadas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS