Terça-feira, 4 de Outubro de 2022
Terça-feira, 4 de Outubro de 2022
Publicidade

Município leva à rua Igualdade, Não Discriminação e Responsabilidade Social

Dia Internacional da Mulher é dia de alerta em Oliveira de Azeméis #EuLutoPelaIgualdade.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em coparticipação com o SINCLab – Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), escolhe a efeméride do Dia Internacional da Mulher para trazer à rua o III Plano Municipal para a Igualdade, a Não Discriminação e a Responsabilidade Social, em fase de elaboração, e o lançamento do movimento #EuLutoPelaIgualdade.

Publicidade

Este Plano, no âmbito da Estratégia Portugal + Igual (2018-2030) integra três temáticas nucleares para a sociedade atual: a Igualdade entre Homens e Mulheres; a Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica e, o Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais. Na senda dos planos municipais anteriores, (2014-2016/2017-2019), decidiu-se que o III Plano irá continuar a apostar na dimensão da Responsabilidade Social.

O SINCLab, grupo de investigação da FPCEUP concluiu em dezembro de 2021 um processo de diagnóstico ao nível da Igualdade, Discriminação de Género e Responsabilidade Social do concelho, baseado em evidências estatísticas e nas preocupações elencadas por entidades-chave e por grupos locais. Este diagnóstico, atual e participado, é base para um Plano que reflita as efetivas necessidades e prioridades da comunidade oliveirense.

Amanhã, entre as 11H e as 12H, a autarquia de Oliveira de Azeméis e o SINCLab estão na rua em Alerta pela Igualdade e pela Não Discriminação na perspetiva de que esclarecer e informar é o caminho certo para dar início à mudança: #EuLutoPelaIgualdade. A autarquia, representada pela vereadora da ação social e dos recursos humanos, Inês Lamego e o vereador da educação e conselheiro local para a igualdade, Rui Luzes Cabral, partilha com a população alguns dados preliminares do diagnóstico, como mote para o lançamento do movimento de sensibilização #EuLutoPelaIgualdade.

Esta iniciativa será também levada às escolas de 1º Ciclo do concelho neste dia e, na sequência da futura apresentação oficial do III Plano Municipal para a Igualdade, a Não Discriminação e a Responsabilidade Social, alargada a toda a comunidade socioeducativa, envolvendo estudantes, docentes e não docentes, famílias e entidades locais num movimento coletivo de mudança social que se materializará num conjunto de medidas e iniciativas patentes no Plano.

O envolvimento da equipa científica do SINCLab nesta iniciativa de rua será preconizado em momentos de conversa com os cidadãos e as cidadãs de Oliveira de Azeméis para a sensibilização e demonstração simbólica de um alerta vital, pois a intervenção de todos/as é elementar e basilar para um futuro mais igual e inclusivo.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS