Município de Oliveira de Azeméis entre os 15 concelhos que menos investiu no combate à pandemia. Joaquim Jorge reage.

Relatório do Tribunal de Contas, datado de setembro de 2020, demonstra que o concelho de Oliveira de Azeméis foi um dos 15 concelhos do país que menos investiu no combate à pandemia. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis diz não ter conhecimento sobre quais os critérios para a elaboração deste ranking, e argumenta que Oliveira de Azeméis foi um dos concelhos que mais investiu na região.

0

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis foi uma 15 do país que menos investiu no combate à pandemia provocada pelo vírus do Covid-19. É isso o que diz o relatório do Tribunal de Contas datado de 30 de setembro de 2020, e que analisou as primeiras medidas dos municípios do país para minimizar os efeitos da pandemia.

Na prestação de contas aos munícipes, Joaquim Jorge revelou que o município executou um investimento de quase três milhões de euros para medidas de combate ao Covid-19. O entendimento do Tribunal de Contas não foi igual. Para este organismo tutelado pelo Estado, Oliveira de Azeméis gastou 70 cêntimos por residente (segundo os dados do último CENSUS, em 2011, o nosso concelho tem 68 611 habitantes), e 155 euros por cada caso positivo de Covid-19.

Pode analisar estes dados nas imagens nos dois rankings que apresentamos de seguida, retirados do documento apresentado pelo Tribunal de Contas, que apresenta os maiores e menores valores investidos pelos municípios por residente e em proporção dos casos de Covid-19.

No dia em que Joaquim Jorge apresentou, em conferência de imprensa, as contas relativas às primeiras medidas de combate à Covid-19 e apresentou um novo pacote de medidas para 2021, o Azeméis.Net questionou o edil oliveirense sobre o documento apresentado pelo Tribunal de Contas. Pode ver a reação clicando na tecla play “▶️” do vídeo que se segue:

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui