755 pessoas inscritas para o voto antecipado de domingo passado, e apenas 92 pessoas em confinamento obrigatório se inscreveram para votar

0
Fila longa para a secção de voto antecipado instalada na Biblioteca Ferreira de Castro

Houve uma grande afluência por parte dos oliveirenses ao voto antecipado para as Presidenciais 2021, que tem como candidatos  sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (que é apoiada pelo PAN e Livre). Segundo o gabinete de comunicação do município de Oliveira de Azeméis estavam inscritas 755 pessoas para votar no último domingo, dia 17 de janeiro, mas só 81,6% desse número compareceram na mesa de voto.

Publicidade

Para este dia, e sob orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis instalou uma mesa de voto na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde estavam três cabines de voto. Os meios revelaram-se escassos. Tal como demonstra a foto que publicamos no início deste artigo, houve uma grande fila de pessoas para votar no último domingo, dia 17. Há relatos, nas redes sociais, de eleitores que demoraram entre 1h30 e 2h00 para poder exercer o seu direito de voto antecipado. De resto, este foi um cenário que se repetiu pelo país.

POUCAS INSCRIÇÕES DE PESSOAS EM CONFINAMENTO OBRIGATÓRIO

Os eleitores em confinamento obrigatório votarão até às 18h00 de quarta-feira, dia 20 de janeiro de 2021. Neste grupo incluem-se os idosos residentes nos lares do concelhos, e todas as pessoas que por questões de saúde estão obrigadas a estarem confinadas nas suas casas por ordem da Direção Geral de Saúde. Nestes casos, os votos estão a ser recolhidos porta-a-porta por funcionários da autarquia equipados a rigor.

Contudo, não houve um registo de grande adesão por parte das pessoas em confinamento obrigatório. O gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis revelou ao Azeméis.Net, no início da tarde de hoje, terça-feira-feira, dia 19, que estavam inscritas 92 pessoas para votarem nas Presidenciais de 2021.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui