Jorge Bastos, de 52 anos, dedicou-se aos Bombeiros Voluntários de Fajões há mais de três décadas, e há três anos foi chamado para ser adjunto de Ricardo Fernandes, quando este assumiu o comando da corporação. No dia 20 de maio, Jorge Bastos assumiu o cargo de comandante em regime de substituição com a saída do seu antecessor para o comando da Companhia dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.
O novo líder da corporação de Fajões afirma, em declarações ao azeméis.net, que quer dar continuidade ao trabalho levado a cabo por Ricardo Fernandes.
“Eu já estava vindo a trabalhar com o comandante cessante. Ele teve outro desafio, foi à vida dele, e nós estamos sempre preparados para continuar o trabalho. O objetivo é dar continuidade ao trabalho pelo comandante cessante”, começa por afirmar Jorge Bastos.
Chegado ao cargo de comandante, Jorge Bastos admite a dificuldade em gerir a corporação. “Não vou dizer que é fácil. É sempre difícil, mas também é sempre possível”, confessa.
A celebração do Dia Municipal do Bombeiro, que se realizou este ano na freguesia de Carregosa no dia 3 de junho, foi o primeiro evento público do novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Fajões. No seu discurso solicitou o apoio do município para a melhoria da qualidade dos veículos de socorro, das infraestruturas do quartel, e para uma melhor remuneração dos operacionais.