No dia 20 de maio de 2023, Jorge Bastos assumiu o cargo de comandante em regime de substituição após a saída do seu antecessor, Ricardo Fernandes, para o comando da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo. Praticamente um ano depois, o líder da corporação dos Bombeiros de Fajões vê o seu cargo a ser efetivado.
A novidade foi avançada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, António Justino, durante o seu discurso nas comemorações do Dia Municipal do Bombeiro que decorreram este sábado, dia 25 de maio, em São Roque. Foi o primeiro a dirigir a Jorge Bastos como comandante efetivo da corporação dos bombeiros de Fajões e não como comandante em regime de substituição. A informação foi confirmada ao azeméis.net pelo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, Jorge Pinho.
“Há um despacho e homologação do cargo datado do dia 2 de maio. Só se torna oficial após a tomada de posse que acontecerá nos próximos dias”, informa Jorge Pinho ao nosso jornal.
Jorge Bastos tem 53 anos e dedica-se aos Bombeiros Voluntários de Fajões há 34 anos. Foi condecorado este sábado, dia 25 de maio, nas celebrações do Dia Municipal do Bombeiro com da Medalha de Mérito e dedicação grau prata pelos serviços prestados ao serviço da comunidade. Há quatro anos foi chamado para ser adjunto de Ricardo Fernandes, quando este assumiu o comando da corporação, esteve o último ano como estatuto de regime de substituição, e em breve será empossado como comandante efetivo.