Evacuado no domingo, dia 15, devido ao intenso fumo do incêndio em Palmaz, o Vale do Rio Hotel Rural, cancelou as reservas até esta quinta-feira, dia 19 de setembro, para trabalhos de limpeza e arejamento das instalações, e serviu como um dos refúgios dos bombeiros que combatiam as chamas na região.
“Pusemos alguns quartos à disposição dos bombeiros, que vêm cá dormir umas horas, tomar café e comer fruta”, relatou diretora do hotel, Rita Alves.
Apesar de não ter sido atingido pelo fogo que começou no sábado, dia 14, o hotel ficou rodeado por uma floresta negra e muita terra queimada. Toda a área verde contígua a esta unidade hoteleira, que sempre apostou na sustentabilidade e no contacto com a natureza, está destruída, identificando-se nas estradas em redor ainda colunas de fumo e pontos de fogo nos troncos de árvores mais grossos.
O interior da unidade acabou por sofrer consequências das chamas. “Cá dentro também cheira a fumo e nem podemos abrir as janelas para arejar porque senão ainda é pior, com a entrada de mais fumo e cinzas também”, afirmou,