No ponto de situação feito pelo segundo comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, ao início da tarde desta quarta-feira, dia 18 – o quinto de combate às chamas – à comunicação social, foi possível saber que os incêndios de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga e Albergaria, têm uma situação “mais calma”.
“Iniciamos este ponto de situação com a informação de que o incêndio de Albergaria está em resolução, considerando-se ainda que este incêndio em Oliveira de Azeméis e o de Sever de Vouga, têm condições para o combate evoluir de forma muito favorável”, afirmou Mário Silvestre.
Albergaria está em fase de resolução, e, por outro lado, Águeda é o concelho que inspira mais preocupações. “Aquele que nos levanta mais preocupações neste momento é o incêndio de Águeda, está muito violento. O vento durante a noite foi extremamente forte e estamos neste momento com algumas dificuldades em controlar aquela frente e, portanto, vamos continuar a trabalhar. Estamos neste momento a reposicionar os meios provenientes das outras frentes que estão neste momento com menos pressão e a colocá-las nessa frente de Águeda. Estamos a trabalhar incansavelmente para tentar debelar o incêndio no mais curto espaço de tempo”, acrescentou segundo comandante nacional da Proteção Civil.