Domingo, 2 de Outubro de 2022
Domingo, 2 de Outubro de 2022
Publicidade

Guardiões dos Rios chegam a Oliveira de Azeméis para fiscalizar as linhas de águas do concelho

Oliveira de Azeméis vai passar a contar com uma equipa Guardiões de Rios que vão passar fiscalizar as linhas de água do concelho e comunicar às autoridades competentes possíveis descargas poluentes. Também está previsto a análise à qualidade da água com frequência de pelo menos uma vez por mês.

A Indaqua de Oliveira de Azeméis, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Agência Portuguesa do Ambiente assinaram ao final desta sexta-feira um protocolo de colaboração para a criação da figura dos Guardiões dos Rios. Depois de a Indaqua ter lançado a primeira equipa de Guardiões de Rios em Santa Maria da Feira em março deste, o projeto vai ser replicado no concelho de Oliveira de Azeméis com a concessionária da água e saneamento a formar uma equipa de dois elementos destinados a esta função.

Publicidade

Os elementos irão fiscalizar as linhas de água, proceder, sempre que necessário, a recolha de águas e posterior análise para aferir do tipo de poluição e, sempre que possível, identificar os possíveis infratores. Nuno Laranjo, diretor-geral da Indaqua de Oliveira de Azeméis, revela que as linhas de águas dos rios do concelho serão analisadas pelo menos uma vez por mês, e haverá uma equipa de dois elementos andarão frequentemente pelas margens dos rios em ações de fiscalização.

O responsável refere ainda ao Azeméis.Net que desde que os Guardiões dos Rios entraram em ação em Santa Maria da Feira que passou a haver registo de denúncias, e que desde é notória uma melhor qualidade de água no concelho de Oliveira de Azeméis. Entretanto, a Indaqua avançou à comunicação social que foi dada resposta a cerca de três dezenas de denúncias sobre descargas poluentes feitas pela linha de emergência, e também que foram emitidos três autos de contraordenação pela Agência Portuguesa do Ambiente, em consequência de focos de poluição identificados pelos Guardiões dos Rios.O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, aponta que os Guardiões dos Rios serão uma parte da solução da despoluição dos rios: “Para todos nós termos rios despoluídos temos de ter uma rede de saneamento eficaz que trate as águas, quer domésticas, quer industriais, que todos os dias se geram no nosso concelho. Mas este é um passo importante no sentido da fiscalização. Sobretudo vai permitir que fiscalizemos aquilo que passa nos nossos rios com mais eficácia, que percebamos o que está a acontecer, que identifiquemos mais rapidamente os focos de poluição e que possamos identificar mais rapidamente os causadores desses focos. Também é importante também o reforço nas ações de sensibilização junto da população, junto da comunidade escolar e do nosso tecido económico“.

____
Resultados

O projeto “Guardiões dos Rios” começou em Santa Maria da Feira no final do mês de março. A sua atuação já resultou em mais de três denúncias que resultaram em três contraordenações para empresas do concelho.

+ Contacto para denúncias aos Guardões dos Rios:
256 690 150

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

Relacionados

Os melhores exclusivos

No posts found

Os mais populares