O pré-aviso de greve anunciado para o período compreendido entre as 00h00 do dia 28 de dezembro e as 24h00 do dia seguinte e que abrange os trabalhadores ao serviço da ERSUC, poderá criar eventuais constrangimentos ao serviço de recolha de resíduos urbanos.
Não obstante este comunicado, a concessionária ERSUC está a tomar as precauções possíveis para reduzir os impactos desta paralisação, que poderão fazer-se sentir tanto ao nível da recolha de resíduos indiferenciados como de esvaziamento de ecopontos.
Neste período em que também se verifica uma maior produção de resíduos, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis alerta os munícipes para esta situação, apelando à sua melhor colaboração no sentido de armazenarem (excecional e temporariamente) os sacos com resíduos em casa, em caso de sobrelotação dos contentores destinados à sua colocação, até que a recolha seja regularizada, não sobrecarregando os contentores com lixo ou deixando sacos empilhados à volta.
A autarquia chama a atenção para o facto de ser “fundamental que cada um de nós perceba a importância da adoção de uma postura responsável, também na deposição dos resíduos, para a manutenção da salubridade e limpeza do espaço público”.
Nesta altura, destaca o comunicado da autarquia enviado às redações, não é só o ambiente que agradece. “Agradecem também as mulheres e homens que diariamente, 365 dias por ano, fazem a recolha dos resíduos que todos produzimos, e por quem estaremos a revelar particular empatia e respeito nesta época”, pode ler-se.