Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Publicidade

Festival 37.20 Light dá vida à Praia de Pedregulhal com desporto inclusivo

Foto: © Carlos Lopes/Flower People X
Foto: © Carlos Lopes/Flower People X

A Praia do Pedregulhal, em Ossela, banhado pelo rio Caima foi palco de uma experiência de Stand Up Paddle promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, no âmbito do Festival 37.20 Light 2021, e dinamizado pela equipa Flower People X. Esta experiência teve como objetivo “aproximar os amantes do desporto de natureza, aliando a valorização do património natural e diversidade ambiental”, numa zona para onde está prevista a construção de uma praia fluvial num futuro próximo, tal como já aqui escrevemos. “Estão também previstas novas ações para outras linhas de água, assim como, a identificação de moinhos abandonados, levadas, valorização de galerias ripícolas e identificação de espécies vegetais e animais. Com o objetivo de criação de uma rede circular de percursos pedestres, pretende-se dar continuidade a ações idênticas de forma a valorizar e reabilitar o ambiente e património concelhio”, informa o município.

Publicidade

A experiência de Stand Up Paddle foi um primeiro passo para dar vida efetiva a este espaço natural. Antes da realização desta atividade a Câmara Municipal desenvolveu previamente ações de valorização ambiental, através da limpeza do leito do rio Caima. “Para levar a cabo a ação, foi necessário recorrer ao mergulho por apneia para a remoção de pneus e outros detritos depositados no fundo do rio”, avançou a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis nas redes sociais.

Durante os dois dias de experiência (3 e 4 de julho) passaram pela Praia do Pedregulhal 120 participantes, entre miúdos e graúdos. Mas havia muito mais interessados. O evento teve inscrições limitadas (que esgotaram muitos dias antes) pela obrigatoriedade de decorrer conforme as normas impostas pela Direção-Geral de Saúde.


Para além de toda a energia positiva que envolveu o evento, também houve um momento mágico e as emoções estiveram à flor da pele. A história foi revelada pela equipa Flower People X. “Entre os 120 participantes do evento, fomos prestigiados por Frederico. Frederico é cego. Logo quando chegou, já disse: ‘Eu já remei de joelhos, mas eu quero é remar de pé!’. Então está no lugar certo, meu amigo! Em cinco anos de atividades todas as pessoas que estiveram connosco remaram em pé. E com a força vontade que chegou, no primeiro minuto já estava remando como queria. Ah… se todas as pessoas no mundo tivessem a determinação de Frederico… Que inspiração! O Rui esteve com ele na prancha apenas para dar a direção e orientá-lo das margens do rio. ‘Isso é magia, isso é magua!’, repetia em alto e bom tom!Não teve como não se emocionar. Quem pôde partilhar desse momento, sentiu transbordar pelos olhos, a pura magia”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS