Escultura “O Almocreve” destaca origens do concelho

Obra da autoria do artista oliveirense Albano Ruela está instalada na Praça da Cidade.

1
"O Almocreve"

O programa comemorativo da comemoração do 223.º aniversário do concelho de Oliveira de Azeméis incluiu a inauguração da escultura “O Almocreve”, uma obra da autoria do artista oliveirense Albano Ruela.

Publicidade

A escultura foi inaugurada na Praça da Cidade e simboliza a origem etimológica da palavra Azeméis tendo sido reutilizados na sua execução resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. Foram inúmeros os materiais usados pelo artista desde componentes automóveis, peças de computadores e de eletrodomésticos, fio telefónico, luminárias e ferragens diversas.

O conjunto escultórico revela-se aos olhos dos visitantes como uma obra de arte feita à base de materiais em final de ciclo de vida que adquirem uma dimensão artística. A escultura aborda, através da arte, as oportunidades de reutilização de equipamentos elétricos reintroduzindo os mesmos nas cadeias produtivas e promovendo a sensibilização ambiental.

Formado em artes plásticas, Albano Ruela simboliza, segundo Joaquim Jorge, “o talento instalado no concelho”. Além da escultura, o artista desenvolve a sua criatividade nas áreas da pintura, arte digital, ilustração e cinema experimental possuindo obras expostas em Portugal e no estrangeiro.

________
Quem é Albano Ruela.

Nascido em 1968, artista com mais de 25 anos de experiência, formado em artes plásticas, contra com várias obras expostas a nível nacional e internacional.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui