Eduardo Cabrita inaugurou o novo posto da GNR de Cucujães

Ministro da Administração Interna destacou o novo Posto Territorial da GNR de Cucujães como um bom exemplo de cooperação entre a administração central e o poder local.

0

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu na manhã de sexta-feira, dia 23 de março, à inauguração das novas instalações do Posto Territorial da GNR de Cucujães que vem aumentar a capacidade de apoio dos militares às populações das freguesias de Cucujães e de São Martinho da Gândara, resultante de um investimento estatal de 520 mil euros. O novo posto territorial da GNR de Cucujães, que é também a nova casa de 21 efectivos da Guarda Nacional Republicana, estende a sua cobertura por uma área de 26,56 quilómetros quadrados servindo uma população de 17 448 habitantes.

Publicidade

Ao fim de algumas décadas, a GNR de Cucujães vê resolvido, finalmente, um velho problema que dificultou o trabalho e a dedicação dos militares no desempenho da sua missão.  Isso mesmo destacou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, considerando a inauguração “um dia de grande alegria” e um ato de justiça para com o corpo de militares, a população e o concelho de Oliveira de Azeméis.


O autarca elogiou a determinação e a ação do ministro Eduardo Cabrita que permitiram que “um problema que se arrastava há várias décadas e, que atravessou transversalmente vários governos, passasse de uma promessa adiada para uma realidade concretizada”.


O presidente da Câmara dirigiu ainda agradecimentos ao Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Clero, ao Comandante Maximiano Vaz Alves do Comando Territorial de Aveiro, um “aliado estratégico nesta longa batalha”, ao comandante do posto territorial de Cucujães e, também, aos seus militares pela forma “elevada e digna com que conseguiram cumprir a sua missão em condições tão difíceis e a forma como souberam esperar e acreditar que este dia chegaria”
O autarca agradeceu também ao presidente da Junta de Freguesia, Simão Godinho, que prontamente disponibilizou o edifício agora inaugurado, um imóvel que ganha uma nova vida depois de ter prestado “um serviço público relevante à população cucujanense e à comunidade oliveirense”.

… um problema que atravessou transversalmente vários governos, passasse de uma promessa adiada para uma realidade concretizada”
Joaquim Jorge, presidente CM Oliveira de Azeméis

Pode ver o discurso completo aqui


O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Rui Clero, salientou que o investimento só foi possível “pela parceria com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia de Cucujães”, sendo este um “bom exemplo de corporação proveitosa entre a administração central e o poder local” – a Junta de Freguesia de Cucujães cedeu o edifício, e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis ficou responsabilizada pelo projeto de execução e pelo acompanhamento da obra.


O governante sublinhou que a Lei de Programação de Investimentos aprovada em 2017 foi “um instrumento fundamental para que velhas aspirações, algumas com décadas, pudessem ser concretizadas” e que o quartel da GNR de Cesar, instalado atualmente num edifício sem condições, “não está esquecido” por parte do Governo.

“[Este é um]bom exemplo de corporação proveitosa entre a administração central e o poder local”
Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna

Pode ver o discurso completo aqui


O tenente-general da Guarda Nacional Republicana, Rui Clero, sublinhou no seu discurso a melhoria de condições de trababalho dos militares e de serviço à comunidade, destacando as salas de acolhimento às vítimas de violência doméstica. “As melhorias proporcionadas pelas instalações que hoje inauguramos vêm ao encontro das expectativas da guarda e dos seus militares que diariamente procuram das respostas às necessidades de segurança das populações”, afirmou o coordenador-geral da Guarda Nacional Republicana.

As melhorias proporcionadas pelas instalações que hoje inauguramos vêm ao encontro das expectativas da guarda e dos seus militares
Tenente-general Rui Clero, coordenador-geral da GNR

Pode ver o discurso completo aqui

Com este novo edifício, o posto da GNR, além de ter uma sala de atendimento à vítima de violência doméstica, vê melhoradas as condições das camaratas, da área para atendimento, das salas de interrogatório, do espaço de armazenamento de material de guerra e da zona de recolha de viaturas. 

“Sinto uma grande alegria por este sonho se ter concretizado”

O presidente da Junta de Freguesia de Cucujães, Simão Godinho, era um homem feliz e orgulhoso por ver este sonho concretizado, e relembra que esta “foi uma batalha muito dura” que enfrentou desde 2014.


AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui