Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Covid-19. Autarquia anuncia novo pacote de medidas de apoio económico e social no valor de 1 milhão e 125 mil euros. Veja onde vai ser investido o dinheiro

Depois de ter prestado contas sobre a execução das medidas em 2020, tal como pode ler aqui, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, anunciou um novo pacote de medidas de apoio económico e social para o ano de 2021 para que autarquia continue a ajudar os oliveirense a minimizar as consequências provocadas pelo vírus Covid-19. Será um reforço de 1 milhão e 125 mil euros, o que acumulado com o valor investido no primeiro pacote, perfaz um valor global de 4,5 milhões de euros, anuncia a autarquia.

Neste novo pacote, explica Joaquim Jorge, os apoios “estão mais direcionados para as famílias, entidades e parceiros, deixando para o Estado o papel primordial no apoio dado à Economia”.

Publicidade

Nos apoios dedicados às famílias oliveirenses, estão reservados 175 mil euros para um conjunto de items destinados aos agregados familiares que tenham perdido 20% dos rendimentos, e que o rendimento seja inferior a três salários mínimos nacionais. Na lista constam o apoio na aquisição de medicamentos, apoios em despesas correntes, ou oferta de refeições escolares para os alunos que sejam abrangidos pelo Escalão B.

A maior fatia do valor total de apoio dedicado às famílias – que contabiliza 575 000 euros – é absorvida pela manutenção da suspensão da atualização tarifário do saneamento, no valor de 270 mil euros, uma medida que já tinha sido anunciada pelo executivo no final do ano passado.

Poderá ver no quadro que se segue a lista completa das medidas destinadas ao apoio às famílias:

Quadro disponibilizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

A segunda rúbrica com maior valor orçamentado é o apoio destinado às entidades e parceiros do município de Oliveira de Azeméis. Para o movimento associativo do concelho será transferido um valor de 125 mil euros para apoio a despesas correntes e contratação de programação musical. “As associações comprometem-se agendar espetáculos logo que seja possível para retribuir assim o valor que lhes será dado”, refere Joaquim Jorge.

O maior valor orçamento para esta área é de 130 mil euros destinados ao apoio à formação musical e desportiva. As bandas de música e clubes de futebol do concelho receberão 60 euros por formando, segundo pode ver no quadro que se segue:

Quadro disponibilizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

A economia local é, neste segundo pacote de medidas Covid-19, a área com menor orçamento de apoio, ao contrário do que aconteceu no primeiro pacote. Estão orçamentos 150 mil euros , sendo que 120 mil euros são destinados ao comércio local através de vouchers de estacionamento atribuídos em função das compras e para uma campanha de fidelização ao comércio local. Destaque ainda para os 10 mil euros que serão destinados à isenção total das taxas de esplanadas, e a redução de 50% das rendas comerciais por um período de seis meses aos estabelecimentos municipais arrendados e afetos à restauração, como é caso do restaurante Praça da Cidade, e o restaurante Ricoca, situado no complexo de piscinas de La Salette.

Quadro disponibilizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Veja o anúncio das novas medidas Covid-19 clicando na tecla play “▶️” do vídeo que se segue:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS