Em outubro do ano passado o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, anunciava que a nova ETAR do Pinheiro da Bemposta estaria concluída e a funcionar em novembro. Mas o processo atrasou-se. Na melhor das hipóteses o novo equipamento entrará em meio ano depois. Maio é o novo mês previsto.
As obras da nova ETAR estão finalizadas, mas ainda falta a conclusão da rede de saneamento, que está dependente de um outro empreiteiro, apurou o azeméis.net. Questionada sobre o ponto da situação da nova ETAR, presidente da União das Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, revelou na última Assembleia de Freguesia que as últimas informações recolhidas junto do presidente da autarquia apontam que tudo fique concluído em maio .
A nova estrutura representa um investimento de 930 mil euros e foi financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. A sua construção vem assegurar o tratamento de águas residuais a parte da população do Pinheiro da Bemposta, onde a taxa atual de cobertura do serviço é de apenas 2,2%. “Após a entrada em funcionamento, a taxa aumentará para 72,9%“, revelou já o presidente da autarquia.
Contudo, as ligações da rede de saneamento às casas dos pinheirenses poderá demorar, avisou Susana Mortágua na última Assembleia de Freguesia: “Vai depender muito de se conseguir ou não contratar de mão de obra”.