O pavilhão da Escola Secundária Soares Basto começou esta quarta-feira, dia 1 de março, a funcionar como Centro de Vacinação de Oliveira de Azeméis contra a Covid-19. “Com este Centro de Vacinação teremos capacidade de vacinar entre 200 a 400 pessoas por dia. O que esperamos é que tenhamos um fornecimento regular de vacinas que permitam o cumprimento desses números”, revela Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. E acrescenta: “É bom que percebamos que se queremos ter 70% da população oliveirense vacinada [até ao verão], alinhando com aquilo que são os objectivos para o país temos de ter a possibilidade de vacinar 9 ou 10 mil oliveirenses por mês para que possamos dentro de meia dúzia de meses ter 50 ou 60 mil oliveirenses vacinados”.
O recinto funciona de segunda-feira a domingo entre as 09h00 e as 19h00 se houver marcações de vacinação, caso contrário o funcionamento será entre segunda e sexta-feira. Segundo o diretor executivo do Aces Aveiro Norte, Miguel Portela, a localização do Centro de Vacinação foi pensada em aproximar os utentes dos locais de vacinação, especialmente a população mais idosa e, consequentemente, mais vulnerável.
Na primeiro dia de funcionamento do Centro de Vacinação foram ministradas 180 vacinadas, para hoje, quinta-feira, dia 4 de março, estão previstas 250, e Joaquim Jorge pretende que o “ritmo se intensifique porque como sabemos tem havido algum rateamento das vacinas”.
As vacinas em números até ao dia 28 de fevereiro
- 431 pessoas vacinadas
- 425 com a primeira dose
- 425 seniores de idade superior a 80 anos
- 6 pessoas dos 50 aos 65 anos e comorbilidades
Nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI)
- 206 desse utentes já com a segunda dose administrada.
- 326 funcionários
- 181 desse funcionário já tinham recebido a segunda dose.