Em 2017 a empresa de calçado Centenário, com sede em Cucujães, teve uma faturação de 7,8 milhões de euros, um acréscimo de 3% em relação a 2016, e a empresa entrava em 2018 com o objectivo de expandir a fábrica. As obras estavam previstas para arrancar em março de 2018. “Temos falta de espaço. Com mais espaço permitia reorganizar a unidade fabril e tornar-nos um pouco mais eficientes e aumentar um pouco mais a produção“, diz Hugo Ferreira, diretor comercial da marca, em entrevista ao Azeméis.Net.
A ideia da administração da empresa é expandir a fábrica “para o terreno mesmo ao lado”, e “construir um pavilhão com a mesma dimensão do atual”. Resumindo: “Iremos duplicar a área”. Está tudo pronto para avançar com o projeto, só falta que o mercado europeu de um sinal positivo ao sector do calçado.
“O terreno está comprado, e o projeto licenciado, mas neste momento este investimento está em stand by”, informa Hugo Ferreira. E explica: “Nos últimos anos temos notado uma ligeira quebra [n.r: de faturação]. 2020 foi mau, 2019 não foi muito bom. Parámos porque o mercado europeu, para quem nós vendemos muito, estava a regredir, e não faz sentido fazer investimento se o mercado está a regredir. Enquanto não sentirmos que existe uma retoma do mercado europeu principalmente e do americano também temos clientes”.