Domingo, 8 de Dezembro de 2024
Domingo, 8 de Dezembro de 2024

Empresa oliveirense Inovar+ é líder na gestão escolar e passa a integrar a holandesa TSS

> A Inovar+ tornou-se em 16 anos na líder de mercado nas aplicações de gestão escolar. Foi adquirida pela holandesa TSS, que escolheu Oliveira de Azeméis para a sua filial em Portugal.
João Pinho (ao centro) fundou a Inovar + em 2008 como os sócios Sandro Almeida (à esquerda) e Frederico Pinto (à direita). Dezasseis anos depois a empresa é integrada na holandesa TSS
João Pinho (ao centro) fundou a Inovar + em 2008 como os sócios Sandro Almeida (à esquerda) e Frederico Pinto (à direita). Dezasseis anos depois a empresa é integrada na holandesa TSS

A empresa oliveirense Inovar+, fundada em 2008 pelo empresário João Pinho, de 44 anos, ao lado de mais dois sócios, Sandro Almeida e Frederico Pinto (que detinham, juntos, 49% da empresa), foi adquirida no dia 4 de dezembro de 2023 pela holandesa Total Specific Solutions (TSS). Um negócio que decorreu sigilosamente devido às exigências e atenções que esta operação obrigou.

A Inovar+ é mais um caso de sucesso made in Oliveira de Azeméis. Em apenas 16 anos, celebrados no último dia 22 de outubro, a Inovar + construiu um amplo e abrangente conjunto de soluções de gestão escolar. Mais de 700 estabelecimentos educacionais, públicos e privados, em Portugal usam os aplicativos da Inovar + diariamente.

Nos últimos anos conquistou várias vezes o estatuto de PME Líder e PME excelência com faturação na ordem dos 4 milhões de euros nos últimos anos. A eficiência da gestão da empresa liderada por João Pinho despertou a atenção da TSS, uma empresa holandesa que fatura 1 bilião de euros por ano, e que tem apostado em Portugal. A Inovar+ é a terceira empresa no mercado educacional português a ser adquirida pela holandesa TSS , depois da Edubox e da Lusoinfo, sendo a quarta aquisição em Portugal ao considerar também a empresa Algardata.

“Somos a empresa de software líder de mercado no mercado português para escolas públicas e trabalhamos em estreita colaboração com a Edubox, que se concentra nas tarefas educacionais dos municípios portugueses. Dar este próximo passo como empresa irá aproximar-nos dos nossos parceiros, enquanto a TSS ampliará o nosso círculo de inspiração e conhecimento”, afirma João Pinho.

Dar este próximo passo como empresa irá aproximar-nos dos nossos parceiros, enquanto a TSS ampliará o nosso círculo de inspiração e conhecimento.

Esta não foi a primeira posta de aquisição endereçada à Inovar+. Desta vez o negócio concretizou-se pela garantia de futuro. “A TSS é uma proprietária perpétua, o que significa que eles compram uma vez e mantêm para sempre, e as empresas permanecem unidades de negócios independentes que agregam valor ao seu mercado. Além disso, eles concentram-se no compartilhamento de conhecimento, dando acesso às suas melhores práticas enquanto podemos adicionar as nossas próprias melhores práticas às empresas TSS existentes. Isso proporcionará continuidade para nossos clientes, funcionários e a empresa e dará novos insights e energia para continuar o nosso futuro”, acrescenta.

Sede da TSS Portugal será em Azeméis

Com a aquisição da Inovar+ por parte da TSS houve alterações na estrutura de gestão, e coloca Oliveira de Azeméis no mapa dos holandeses. Vamos por partes. João Pinho, que detinha 51% da empresa oliveirense, passa para o cargo de diretor-geral, tendo autonomia total para gerir ao seu lado, e continuará a ter ao seu lado os antigos sócios Sandro Almeida e Frederico Pinto (que detinham 28% e 21% da empresa, respetivamente).

Este novo estatuto proporciona uma mistura de sentimentos ao empresário oliveirense. “Esta realidade provoca um mix feelings. Ao mesmo tempo que sinto a perder um filho, estou a garantir o futuro da empresa. A grande maioria as empresas estão condenadas a morrer. Umas mais cedo, outras mais tarde, mas a verdade é que as empresas morrem. Cabe a quem gere arranjar soluções para adiar essa morte, fazendo crescer a empresa. Com este negócio o futuro da Inovar + fica garantido. Esta é uma empresa que está a alargar o seu mercado, não para a seguir vender, mas sim para ganhar dimensão”, afirma João Pinho.

Toda a restante estrutura se mantém, e a ideia é fazer crescê-la nos próximos anos. “A Inovar + tem 60 colaboradores e continuamos em fase de recrutamento. Nos próximos três anos a empresa poderá chegar aos 80 colaboradores”, revela o empresário.

Há, entretanto, um outro pormenor que deixa João Pinho orgulhoso. Bairrista confesso, o empresário de 44 anos conseguiu ter argumentos para convencer Michiel Walsteijn, diretor-geral no grupo TSS, a fazer de Oliveira de Azeméis a sede da filial de Portugal da empresa holandesa.

“A sede da TSS Portugal será em Oliveira de Azeméis”, informa João Pinho. Um dos argumentos que pesou foi o facto da cidade estar perto do Aeroporto do Porto. “A TSS tem vindo a adquirir empresas no Norte do país. Neste momento a Inovar + é a empresa que está mais perto do Aeroporto do Porto e, por isso, passa a ser sede da TSS Portugal”, acrescenta.

Gestão escolar made in Azeméis

É em Oliveira de Azeméis que tem sido desenvolvido o software líder de mercado, em Portugal, na área de gestão nas escolas públicas.  A Inovar+ desenvolve e fornece aplicativos integrados de gestão que oferece soluções para alunos, professores, funcionários da escola, contabilidade, e ativos escolares.

Na prática, isto quer dizer que quando a maioria dos alunos das escolas públicas portuguesas consultam, por exemplo, as notas no seu computador, é através de uma plataforma desenvolvida Inovar +. É também através dos aplicativos elaborados pela empresa oliveirense que, entre muitas outras coisas, são processados as folhas de vencimento, ou que os professores gerem as faltas dos alunos. 

Atualmente a Inovar+ é líder de mercado. Está presente em 70% das escolas públicas. A Área Metropolitana de Lisboa foi onde caminho sucesso de começou. A marca ganhou força pela qualidade do produto e de assistência. Ao longo dos últimos anos a Inovar+ foi-se implementando nas áreas com maior densidade populacional. O desafio futuro passa por ganhar terreno no interior país. 


NÚMEROS

O universo da empresa oliveirense Inovar + é formado, atualmente, por 60 colaboradores. Nos próximos três anos o número pode chegar aos 80.  

A empresa oliveirense é líder de mercado na gestão escolar em Portugal. Setenta por cento das escolas públicas do país escolhem os aplicativos da Inovar + para trabalhar

Os aplicativos da Inovar + estão presentes em mais de 700 estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de Portugal

A Inovar + tem sido reconhecida constantemente com os prémios PME Líder e PME Excelência. A faturação anual roda os quatro milhões de euros

+ Ler também: O sonho de um hub holandês no Business Center em Loureiro

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS