Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024

Carla Rodrigues visitou Ossela e Palmaz. Preocupações ambientais estiveram na ordem do dia

Entre os diferentes pontos de passagem da visita, contam-se o hotel Vale do Rio, as margens do rio Caima em Palmaz e Ossela, terminando a visita na ETAR de Ossela. A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Ossela apresenta, para Carla Rodrigues, um sério problema de cariz ecológico e ambiental que exige uma rápida requalificação para evitar danos maiores para aquela região do concelho: “A ETAR de Ossela tinha uma intervenção prevista no valor de 9.5 milhões de euros que já foi anunciada em 2018. Até hoje desconhecemos se a intervenção está realizada e quais os efeitos dessa intervenção pois a realidade é que as descargas continuam a ser realizadas para o Rio Caima com gravíssimos prejuízos ambientais. Enquanto não for requalificada a ETAR de Ossela não podemos potenciar esta parte do território como uma atração turística.”

Carla Rodrigues destacou ainda Ossela e Palmaz como uma prova do enorme potencial turístico do território Oliveirense, potencial este que tem vindo a ser desaproveitado e que só será valorizado do ponto de vista turístico, ambiental, cultural e histórico quando se terminar com o “o total desprezo e abandono pelo ambiente e do espaço privilegiado de natureza”.

Publicidade

O rio Caima foi também uma das preocupações de Carla Rodrigues na visita à região, alertando para a necessidade de existir “vontade política” para requalificar o território: “O rio tem de ser despoluído, tem de ser respeitado e depois têm de ser requalificadas as margens do rio. Há passadiços e trilhos mas estão ao abandono e não dignificam o espaço nem representam o que se quer colocar ao dispor da população. Há que aproveitar o enormíssimo potencial turístico mas falta vontade política para resolver situação de poluição do Rio Caima”.

Carla Rodrigues terminou a sua visita reafirmando o potencial da região e alertando para a necessidade de investir na região de forma a maximizar o seu potencial: “Urge investir no ambiente, urge investir na ETAR, urge fazer as obras necessárias e evitar as descargas constantes que comprometem este maravilhoso território ecológico e ambiental que nós temos em Ossela e Palmaz”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS