O departamento de Cultura da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis irá ser reforçado com a contratação de um novo programador cultural, anunciou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, em reunião de executivo municipal. Este novo posto surge pela necessidade identificada em articular a atividade cultural em todo o concelho e em várias áreas.
Durante o último meio ano o executivo tem reunido com alguns programadores culturais para ouvir as suas propostas, e o processo de escolha final deverá acontecer até ao próximo mês de julho. “A última reunião que tivemos foi há duas semanas, e o espaço temporal que dista esta última reunião da primeira reunião é de meio ano”, explica Joaquim Jorge. “Agora iremos selecionar um programador entre as várias possibilidades. Esperamos ter o processo encerrado até ao próximo mês de julho, para depois seguir para a fase de contratação”, acrescenta.
Este processo coincide com o momento em que falta pouco tempo para a inauguração do novo Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis, mas Joaquim Jorge sublinha o facto de o novo profissional a ser contratado pela autarquia não ter apenas funções ligadas a este equipamento: “Tem havido algumas confusões, mas quero deixar claro que o programador cultural não terá apenas como funções fazer a programa do Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis. É muito mais do que isso. Será alguém que vai trazer dimensão cultural ao concelho. Será um coordenador geral. A atividade sempre funcionou de de forma desgarrada, e queremos articular os vários eventos culturais no concelho”.