Sábado, 4 de Fevereiro de 2023
Sábado, 4 de Fevereiro de 2023

Autarquia distinguiu quatro instituições centenárias com Medalha de Ouro Municipal no 224.º aniversário do concelho

A UD Oliveirense, AC Cucujães, SC Bustelo, e jornal Correio de Azeméis passaram a ser entidades honorárias do concelho de Oliveira de Azeméis.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis integrou nas comemorações do 224.º aniversário da criação do concelho, celebrado no dia 5 de janeiro, a distinção de quatro instituições centenárias com a Medalha de Ouro Municipal pelo serviço prestado à sociedade oliveirense.  Os títulos honoríficos foram entregues pelo presidente da câmara, Joaquim Jorge, à União Desportiva Oliveirense, ao Sporting Clube de Bustelo e Atlético Clube de Cucujães, e ao jornal Correio de Azeméis, na sessão solene realizada no palco d’O Cinema no dia 5 de janeiro. 

“Temos o dever de lembrar os que se distinguem pelos seus feitos”, começou por justificar o edil oliveirense antes da atribuição das medalhas de ouro. O jornal Correio de Azeméis foi a primeira instituição galardoada. Joaquim Jorge  “as décadas de trabalho e luta” do jornal centenário “para levar informação à população convivendo com distintos ciclos políticos”.

Publicidade

Foi na distinção a um meio comunicação social, que Joaquim Jorge revelou o seu pensamento sobre a Imprensa. “Independentemente de gostarmos ou não, reconheço que a crítica, mais do que um direito, é um dever dos cidadãos, e naturalmente da Imprensa. Sou dos que pensam que as críticas, mais do que serem aceites, devem ser agradecidas porque são elas que nos permitem melhor o nosso desempenho”, afirma.Manuel Paiva, o colaborador mais antigo do jornal Correio de Azeméis, foi quem subiu ao palco, em representação da publicação centenário, para receber o galardão atribuído pela autarquia oliveirense. “Esta medalha representa um testemunho que admira a história do Correio de Azeméis, tudo aquilo que este jornal fez e fará, esperamos nós, pelo nosso concelho”, afirmou o representante da publicação centenária

Independentemente de gostarmos ou não, reconheço que a crítica, mais do que um direito, é um dever dos cidadãos, e naturalmente da Imprensa

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

+ Veja os momentos das distinções

A notoriedade do concelho através do desporto

Seguiu-se a distinção aos três clubes centenários – União Desportiva Oliveirense, Sporting Clube de Bustelo e Atlético Clube de Cucujães –  que tê proporcionado “a promoção da notoriedade do concelho através dos feitos desportivos nas modalidades a que se dedicam”, sublinhou Joaquim Jorge, destacando ainda o “trabalho dedicado à formação de melhores e mais saudáveis cidadão pelos três clubes. 

O autarca aproveitou ainda o momento para agradecer a “todos aqueles que contribuíram para a realidade desportiva a que todos nos orgulha”. 

Rogério Cavaleiro, presidente da Comissão Administrativa do Atlético Clube de Cucujães, agradeceu ao município o reconhecimento e fez um apelo para que “gente nova e com vontade” ingressasse no clube para garantir o seu futuro.

Francisco Costa, presidente do Sporting Clube Bustelo, não conseguiu conter a emoção, e sublinhou o orgulho pelo trajeto e longevidade doo clube que pertence a um lugar da freguesia de São Roque,

Horácio Bastos enquadra a UD Oliveirense top 10 do ranking nacional de cliubes

Por fim, Horácio Bastos, presidente da UD Oliveirense, enquadrou o clube mais representativo do concelho “no top 10 dos maiores clubes a nível da sua competitividade e ecletismo”, enaltecendo o orgulho de também fazer parte do “único clube do distrito de Aveiro nas competições profissionais de futebol, basquetebol e hóquei em patins”.

Todos os motivos anteriormente somados fazem, segundo Horácio Bastos, com que a responsabilidade desportiva e emocional a instituição desportiva “seja enorme”.O líder do clube oliveirense diz que os bons resultados só são possíveis porque   “tem nos seus quadros pessoas muito competentes e de enorme dedicação”, e realça que “ao longo dos últimos 100 anos de existência, com maior ou menor dificuldade, os órgãos sociais sempre elevaram o nome do clube”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

  1. Desporto, desporto,desporto,desporto…
    Então e o NAC??? Atenção que nem sequer sou sócia , nem nada, mas o NAC tem muitos atletas medalhados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Relacionados

Os melhores exclusivos

No posts found

Os mais populares