Na última reunião de executivo camarário foi aprovado o regulamento de uso partilhado das 30 bicicletas convencionadas adquiridas no verão do ano passado, tal como noticiamos aqui. Este regulamento diz, por exemplo, que a utilização das bicicletas é permitida a pessoas com idade igual ou superior a 14 anos, sendo que os utilizadores com idade inferior a 18 anos poderão utilizar o serviço desde que apresentam termo de responsabilidade assinado por pais ou encarregados de educação. A utilização das bicicletas também está restrita a área geográfica composta pela União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira (exceto feriados), entre as 09h30 e as 17h30.
No documento também estão espelhados os custos de utilização. Serão disponibilizados dois tipos de cartões: o cartão de utlizador frequente e o cartão de utilizador ocasional. O primeiro terá um custo de 30 euros, e no segundo será cobrar um euro por cada hora de utilização. Este preço foi calculado tendo em conta o investimento de perto de sete mil euros na aquisição de 30 bicicletas e 30 estações.
Estes valores só serão cobrados a partir de 2022, por proposta dos vereadores do PSD na última reunião de executivo camarário e aceite pelo executivo camarário. A proposta de taxa zero apresentada pelos sociais-democratas foi justificada pelo facto “de numa fase inicial ser necessário começar a incutir hábito do uso de bicicleta e incentivar o uso das bicicletas pelos oliveirenses e por quem visita o concelho”.