A boa saúde e eficiência financeira da autarquia continua a estar plasmada no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, recentemente publicado, e que vai já na sua 20.ª edição, um estudo coordenado por Maria José Fernandes. Oliveira de Azeméis encontra-se na 5.ª posição do ranking global dos municípios de média dimensão, com a obtenção de 1425 pontos resultantes dos vários parâmetros analisados, atrás de Abrantes, Lagoa, Tavira e Albufeira.
O município oliveirense sobe um lugar na tabela quando comparado com a posição em 2022 (6.º lugar). Recorde-se que em 2021 a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tinha obtido o quarto lugar do pódio dos municípios de média dimensão, e em 2020 o terceiro lugar, o que representa até aqui o melhor lugar de sempre.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portuguesas analisa anualmente as contas de todos os municípios e empresas municipais, oferecendo uma visão detalhada da situação económica e financeira das autarquias e do setor empresarial local.
Das várias análises, Oliveira de Azeméis destaca-se, por exemplo, por ser o terceiro município do ranking global com maior equilíbrio orçamental em 2023, apenas atrás de Grândola e Portimão. Em 2023 o município de Oliveira de Azeméis conseguiu uma receita bruta cobrada de € 46 382 334 tendo tido despesas gerais, incluindo amortizações, de €30 928 335.
O terceiro melhor do distrito
O município de Oliveira de Azeméis destaca-se no anuário por ser o terceiro melhor do ranking global das autarquias do distrito de Aveiro, que agrega autarquias de pequena, média e grande dimensão.
Santa Maria da Feira, no patamar dos municípios de grande dimensão, lidera o ranking distrital com uma pontuação de 1583 pontos, seguindo-se o concelho da Murtosa, catalogado como de pequena dimensão, com 1533.
Desta lista do distrito de Aveiro fazem ainda parte as autarquias de Ílhavo (4.º lugar), Estarreja (5.º lugar), Arouca (6.º lugar), Ovar (7.º lugar), Mealhada (8.º lugar), e por fim Vale de Cambra (9.º lugar).
Orgulho
“É com muito orgulho que devemos olhar para o facto de um município que tinha um histórico de dívida que limitou drasticamente no investimento no concelho ser agora o terceiro com maior terceiro equilíbrio orçamental ou o décimo com melhor índice de liquidez e resultado operacional”, afirmou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, na última reunião de Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis
O edil oliveirense sublinha, no entanto, um outro dado. “Considero mais importante sermos os 26.º município com maior volume de investimento em 2023. Há dez anos o município de Oliveira de Azeméis tinha um valor de investimento dez vezes inferior ao que temos hoje. Nós hoje temos grandes desafios grande ao nível de execução, mas temos um desafio muito maior que é ter ambição. E nós continuamos a ter grande ambição”, concluiu sobre o tema.
—
O ranking do distrito de Aveiro
1.º Santa Maria da Feira | 1583 pontos
2.º Murtosa | 1533 pontos
3.º Oliveira de Azeméis | 1425 pontos
4.º Ílhavo | 1 338 pontos
5.º Estarreja | 1272 pontos
6.º Arouca | 1255 pontos
7.º Ovar | 1219 pontos
8.º Mealhada | 1 003 pontos
9.º Vale de Cambra | 886 pontos