Américo Fontes é o rei das Mitsubishi Canter na região Norte

A Corvauto, em Aveiro, ganhou o estatuto de melhor concessionário de Mitsubishi do país em 2018 e 2019, e é muito provável que o mesmo aconteça em 2020. Américo Fontes, de Santa Maria da Feira, é atualmente o vendedor que mais se destaca. Não há ninguém a vender tantas Mitsubishi Fuso Canter como ele. E durante a pandemia também deu a conhecer o seu lado mais solidário

0
Américo Fontes reside em Santa Maria da Feira e destaca-se no mundo Mitsubishi Motors

Américo Fontes, de 47 anos, iniciou a sua ligação ao ramo automóvel em 1997 ao começar a trabalhar no concessionário Lércio Pinto, em Santa Maria da Feira. No dia 1 de abril de 2019 foi contratado pela Corvauto, em Aveiro, representante das marcas Mitsubishi, Hyundai e Kia, depois de estar ligado durante quatro anos à Garagem de Arrifana. O seu início foi um teste de fogo. Pouco depois de começar a trabalhar no novo concessionário, veio a pandemia provocada pelo vírus Covid-19. Mas não foi suficiente para derrubar a sua ambição. Em apenas dois anos de trabalho, Américo Fontes já é considerado como o rei das Mitsubishi Canter da região Norte, e é reconhecido a nível nacional.

Já teve o reconhecimento da Mitsubishi Motors a nível nacional como o vendedor que mais divulga a marca nas redes sociais.  “Eu sei que quando as pessoas pensam em comprar uma Canter, lembram-se de mim. Podem não comprar a mim, porque eu não vendo todas, mas conhecem-me e sabem que eu existo”, refere.

A pandemia provocada pelo vírus Covid-19 não trouxe propriamente consequências negativas no negócio do ramo automóvel. Pelo menos para Américo Fontes. “A pandemia ajudou a que eu conseguisse divulgar o meu nome e o meu trabalho nas redes sociais. O balanço a nível financeiro também é positivo. Quando comparando o número de vendas do primeiro trimestre de 2020, quando o país ainda não estava confinado, e o primeiro trimestre de 2021, com o país já em confinamento, vendi mais unidades neste primeiro trimestre do ano”, revela.

Um dos fatores que ajudou ao balanço positivo de vendas foi o facto de Américo Fontes se ter dedicado ao ramo empresarial e à venda de veículos dos modelos Canter e L200. “Vendo com todo o agrado um veículo ligeiro a um particular, mas o meu foco está no ramo empresarial, nas vendas de viaturas de mercadoria. A maioria esmagadora das minhas vendas são Fuso Canter e a Pickup L200. Durante a pandemia a venda viaturas de passageiros caiu muito, até porque não era permitido vender presencialmente, mas os veículos de mercadorias não tiveram uma quebra tão grande. Quem precisou de veículos para trabalhar, comprou”, revela.

Em julho de 2020, com o mundo mergulhado em plena pandemia, obteve o seu melhor desempenho desde que chegou à Corvauto.  “No total vendi 19 veículos. Este resultado é extremamente bom para a época que atravessamos. Não bati o meu recorde de venda de carros. Em 2000, quando trabalhei na Land Rover, cheguei a vender 50 carros num só mês. Eram outros tempos”, diz.

Serviço pós-venda é o segredo do sucesso de Américo Fontes

O ponto forte de Américo Fontes é a dedicação que tem “a 200%” à sua profissão e aos seus clientes. O comercial de Santa Maria da Feira não se preocupa apenas em vender carros. Acompanha o cliente em tudo o que precisa. “O meu ponto forte é o acompanhamento e dedicação total aos seus clientes”, conta.

Em agosto de 2020 interrompeu várias vezes as suas férias em família, em Vila Real, para fazer entregas… mesmo em chinelos. “Gosto de estar presente nas entregas dos veículos aos clientes. Durante as últimas férias estive todas as manhãs na piscina ao telemóvel, e com o computador na mão. Num desses dias de férias fui entregar dois camiões aos Móveis Ferreira em que estava de chinelos de praia”, conta sorridente.

Graças às redes sociais, hoje o ramo automóvel é um mercado aberto, e, por isso, Américo Fontes consegue vender por todo o país. “Tanto vendo para Viana do Castelo, como para o Algarve, ou para Viseu, Guarda e Vilar Formoso, ainda recentemente entreguei uma L200 Straka para Belmonte, que vendi graças à minha página profissional que tenho no Facebook”, diz. Contudo, o seu raio de ação na maior das vezes é em Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Arouca, Vale Cambra, Estarreja. Por outro lado, as zonas onde tem um maior volume de vendas é na Lousã, Miranda do Corvo.

A quantidade de vendas é a consequência da dedicação de Américo Fontes ao seu trabalho. “Quando me dedico a uma coisa, dedico-me a 100%, ou até 200%.  Por vezes sou criticado a nível familiar, e com alguns stresses na família. Dedico-me mesmo a 200%, e não a 90% ou 100% como me devia ser. Eu acompanho os meus clientes em tudo. Os meus clientes não vão à oficina. Sou eu que trago os carros deles à oficina. Sou eu que deixo o meu carro lá para ales não ficarem sem transporte.  Eu acompanho os meus clientes em tudo. Se eles precisam de vir a oficina, se precisam de ir à inspeção, revela.

Américo Fontes tem a consciência de que este tempo dedicado aos clientes, é roubado à família. “Os meus filhos saem muito prejudicados. Muitas vezes estou a chegar casa, e o telefone toca. Isto acontece muitas vezes. Por vez, às dez da noite estou a fumar o meu cigarro à varanda e o telefone toca. Estou com clientes até de madrugada a vender carros no Facebook”, contacta.

O fator honestidade também pesa na balança do sucesso. “Um dos pontos que fez com que eu consiga ter sucesso é a sinceridade que tenho com os clientes. Faço tudo por tudo para que eles se sintam bem, e que tem sintam que têm um parceiro de negócios de confiança, que sou eu”, diz.

Américo Fontes recebeu o Azeméis.Net no seu gabinete no stand Corvauto, em Aveiro, onde se destacam os troféus que marcam o estatuto da empresa como melhor concessionário da Mitsubishi Motors do país nos anos de 2018 e 2019 (este ano já com a sua preciosa ajuda). No entanto, não é aqui que realiza os negócios. “Muitos dos clientes que eu tenho são fruto do ‘passa a palavra’. Há clientes meus que me referenciam a outros clientes”, comenta.

O lado solidário

Há uma outra característica de Américo Fontes: não consegue estar parado. Por isso, o primeiro confinamento em Portugal devido ao vírus Covid-19 acabou por revelar o lado solidário do vendedor de automóveis.

Fechado em casa com os seus três filhos, contando também com a ajuda dos seus pais, durante o primeiro estado de emergência, Américo Fontes dedicou-se a ajudar o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, depois de perceber através da mulher, que é enfermeira no bloco operatório, a necessidade de diverso tipo de material naquele centro hospitalar em plena pandemia Covid-19.

“Consegui reunir quase dois mil euros nesta ação da solidariedade. Correu muito bem. Ultrapassou as minhas expectativas. Na altura pensei que ninguém fosse ajudar, mas a verdade é que tive muita gente a demonstrar interesse em ajudar. Foi algo que me deu muito prazer em fazer”, conta.

O material urgente que o centro hospitalar necessitava foi entregue pela mulher no centro hospitalar e recebida pelo seu chefe de forma oficial. A missão foi comprida, e a alma ficou cheia.

Bilhete de Identidade
Nome: Américo Fontes
Idade: 46 anos
Contacto: 961 112 791
E-mail: americo.fontes@corvauto.pt
Página de Facebook: https://www.facebook.com/americofontesmitsubishi
Américo Fontes foi entrevistado pelo Azeméis.Net no seu escritório no stand Corvauto, em Aveiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui