Alunos do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro reforçam formação em Espanha

0
Registo da partida para Málaga no dia 29 de maio

Um grupo de dezanove alunos do Ensino Profissional (TAI, TD, TG e TGPSI) do Agrupamento de Escolas Ferreira de Casto está em Málaga, sul de Espanha, para realizar uma mobilidade de um mês e através do Programa ERASMUS+ KA102-VET.

Publicidade

Os alunos selecionados partiram no dia 29 de maio e estão alojados em domicílios de famílias de acolhimento, sempre acompanhados por dois professores portugueses. Estão a cumprir 200 horas de formação em empresas da sua área de formação, desenvolvendo competências técnicas e pessoais, em contexto transnacional.

Esta formação é equiparada à Formação em Contexto de Trabalho (FCT) que realizam em Portugal no âmbito dos cursos profissionais, mas é enriquecida pela experiência de contacto com uma nova cultura, uma nova língua e com o mundo do trabalho na vizinha Espanha. Em contexto de trabalho, os alunos são acompanhados por um professor e um mentor/tutor da instituição.

A direção do Agrupamento das Escolas Ferreira de Castro enfatiza que este tipo de projeto, pela diversidade e abrangência, constitui uma oportunidade única para o desenvolvimento de competências do perfil do aluno e do perfil profissional dos cursos profissionais que cada aluno frequenta, favorecendo a interculturalidade e a cidadania europeia, acrescentando experiência e curriculum internacional.

Os professores acompanhantes, para além do apoio aos alunos e de atividades culturais, estão envolvidos em atividades de formação nas instituições onde os alunos realizam a sua FCT. Esta formação de alunos e professores é certificada pelas entidades envolvidas.

Alunos e professores partilham diariamente a suas experiências e, até ao momento, têm expressado grande entusiamo e agrado pela extraordinária experiência que estão a viver. Pode acompanhar as atividades no blogue Erasmus castrianus: https://erasmuscastrianos.blogspot.com/2021/05/dia-31-de-maio-as-apresentacoes.html

Veja o pequeno o vídeo dos primeiros momentos da Mobilidade no Portal do Agrupamento

Cliquei na tecla play

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui