AECOA e o INOV INESC procuram jovens empreendedores tecnológicos. Há prémios de 5 mil euros para as melhores ideias

Ideias inovadoras, potencial de negócio, soluções para i4.0, espírito de equipa e aplicação de TICE a desafios da indústria são os alicerces do WAKE UP 4.0, o novo projeto dinamizado pela AECOA em parceria com o INOV INESC. Os empreendedores tecnológicos que queiram apresentar a sua candidatura no domínio https://wake-up.tech.

0

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) e o INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV INESC) apresentaram o programa WAKE UP 4.0 na terça-feira, dia 27 de abril, em sessão On-line, como pode ver no vídeo publicado logo no início do artigo. Este projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 454.217,11€ , dos quais 386.084,54€ são provenientes do Fundo Social Europeu (FSE).

Publicidade

O presidente da AECOA, o comendador António da Silva Rodrigues, deu as boas-vindas, e para além do diretor executivo da AECOA, António Pinto Moreira, e dos responsáveis do INOV INESC, António Leal e Rui Sousa, o evento contou com a participação de dois convidados: Pedro Falcão, Managing Partner da LC Ventures, e Francisco Rodrigues, CEO da PICadvanced, que deram importantes recomendações sobre o mundo empresarial, e dicas valiosas para quem está a pensar integrar-se no mundo empresarial.

Um projeto para jovens empreendedores

O WAKE UP 4.0 é um projeto apoiado pelos fundos comunitários, que pretende estimular e capacitar os jovens nos domínios do empreendedorismo qualificado, e incentivá-los à criação da sua própria empresa de base tecnológica e alinhada com a Indústria 4.0 (i4.0). Para além de promover o desenvolvimento de competências dos mais jovens, este programa tem ainda como objetivos alavancar a constituição de start-ups e dar resposta aos desafios da indústria, nomeadamente promovendo soluções alinhadas com a 4.ª revolução industrial, entre outros.

Este projeto dirige-se, essencialmente, a empreendedores, mentores, indústria, universidades e centros de I&D, start-ups, escolas e núcleos de estudantes, que, em conjunto, irão gerar impacto em setores de alta intensidade de conhecimento, como a aplicação de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e em setores de alta intensidade tecnológica, como a fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis e fabricação de outras máquinas diversas para uso específico. Pode saber mais e fazer a sua inscrição em sabe mais em wake-up.tech.

Publicidade

E se acha que não tem propriamente uma ideia, o programa Wake Up 4.0 também dá uma ajuda. Até outubro deste ano estão previstas sessões de sensibilização para este projeto e quatro workshops de criação de ideias para quem demonstrar interesse. Veja na imagem que se segue a agenda do Wake Up que termina em junho de 2023.

Prémios de 5 mil euros e Bolsas de incentivo de 250 euros

A execução e operacionalização deste projeto do consórcio AECOA / INOV passará pela capacitação e sensibilização dos jovens, mormente dos ensinos secundário e superior, para uma cultura de empreendedorismo e inovação. Aos novos empreendedores serão disponibilizadas sessões temáticas, que facilitem o acesso a conhecimentos nas áreas de criação e planos de negócio, ferramentas/ programas de financiamento, marketing e comunicação; e sessões de interação com mentores empresariais e científicos, e com empresas e empreendedores de sucesso. Neste contexto, a criação de uma rede de parceiros e mentores é outra peça-chave do projeto. Esta acompanhará e estimulará as gerações mais jovens para o empreendedorismo e inovação, nomeadamente através de um programa de mentoria e coaching, que permitir-lhes-á desenvolver o seu negócio.

Mas este projeto não se fica por aqui. O WAKE UP 4.0 irá apoiar os novos empresários com prémios, de 5 mil euros, para as melhores ideias, e ainda 12 bolsas de incentivo, no valor 250 euros a serem distribuídos em seis meses, para desenvolvimento dos projetos selecionados para avançar.

Tem uma ideia e quer criar a tua empresa? WAKE UP 4.0 é a solução. Clique na imagem para mais informação.

   

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui