A Plásticos Joluce, pertence ao grupo da empresa oliveirense Moldoplástico, foi a responsável pela produção e desenvolvimento das mais de 17 000 cadeiras de esplanada feitas com borras e cápsulas de café recicladas que a Nestlé irá disponibilizar em breve numa vasta rede de parceiros do canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés).
Criadas pelas marcas Buondi, Sical,Tofa, e Christina, da Nestlé, estas cadeiras chegam para revolucionar o conceito de circularidade, com dois modelos inovadores. Um modelo que utiliza em média 15% de borras de café com 85% de plástico reciclado, e outro modelo que utiliza cerca de 150 cápsulas Nescafé recicladas por cadeira produzida.
Ao eliminar a utilização de plásticos virgens através desta iniciativa, a Plásticos Joluce e a Nestlé dão um grande passo que contribui para a meta de reduzir o uso desses materiais em um terço até ao final de 2025. E o melhor é que estas cadeiras de esplanada vão contar com informações sobre a circularidade dos materiais, tornando o impacte ambiental algo visível e real para os consumidores.
“A sustentabilidade tem sido uma aposta forte da nossa empresa nos últimos cinco anos, em diversos projetos que estamos a desenvolver para vários players do mercado nacional e internacional. Conseguimos produzir, aos dias de hoje dentro da nossa gama de produtos, várias opções que são 100% recicladas e outras que levam matérias-primas igualmente de origem natural. Neste caso em específico e nesta parceria com a Bio4plas, desenvolvemos durante quase um ano, um conjunto de materiais, com base nas borras de café e cápsulas de café, e que depois de muitos testes nos proporcionaram excelentes resultados. A partir daí apresentamos o projecto à Nestlé, para quem a sustentabilidade é também ponto de ordem, que aceitou este desafio desde o primeiro momento. Ficamos extremamente satisfeitos por ver os nossos modelos de cadeiras com esta visibilidade e também porque este é um passo importante para reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma, ao azeméis.net, Carlos Silva, CEO da Plásticos Joluce, e administrador da Moldoplástico.
“Queremos que as pessoas, para além de apreciarem um bom café, se sintam parte da transformação sustentável das nossas marcas”, declara Jorge Silva, Marketing Manager de Nestlé.
Já Hugo Silva, Sustainability Delivery Manager da Nestlé, refere que “a inovação na sustentabilidade é quando aproveitamos algo que seria desperdício e o transformamos em valor. Sente-se, literalmente, na prova de que a mudança já está a acontecer, onde reaproveitamos materiais que já fizeram parte da nossa cadeia de valor, reintroduzindo-os para produzir estas cadeiras de esplanada”.