Luís Onofre foi reeleito no início do ano (quinta-feira, dia 4) como presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) para um mandato de três anos. O empresário oliveirense liderou uma lista única constituída por uma equipa de 26 empresários.
Durante o seu primeiro mandato, Luís Onofre viveu o recorde histórico de exportações registado em 2022, mas terminou a observar uma quebra no mercado em 5,2% durante os primeiros nove meses de 2023, quando comparado com 2022.
O “cluster” do calçado apresentou um novo plano estratégico para a próxima década, que tem como grande objetivo transformar “a indústria portuguesa de calçado numa grande referência ao nível do desenvolvimento de soluções sustentáveis”, refere o líder da APPICAPS em comunicado.
Em curso estão já dois grandes projetos, no âmbito do PRR, que pressupõem um investimento total próximo dos 140 milhões de euros.
Luís Onofre sublinha que “uma equipa reforçada de empresários a liderar” principal associação do calçado português procurarão “implementar o plano estratégico com uma atenção particular para as ações relacionadas com a internacionalização das nossas empresas”.
Queremos implementar o plano estratégico com uma atenção particular para a internacionalização das nossas empresas
Luís Onofre, presidente da APPICAPS