O Restaurante Solar, mais conhecido por Ramos, fica situado em Pindelo e não em Bustelo como muita gente pensa. É um espaço que harmoniza a gastronomia com a cultura. Sendo Oliveira de Azeméis, berço da indústria vidreira em Portugal, no Ramos, podemos ver autênticas obras de arte em vidro do então Centro Vidreiro.
A comida aqui servida é muito caseira e tradicional onde se destacam o bacalhau e o polvo grelhados com uma qualidade excecional. Rojões caseiros e rojoada à moda de Chaves são também alguns dos pratos muito solicitados pelos clientes, que em muitos casos são amigos da casa. A costeleta de Vitela e o bom filé também são opções validas.
Nas salas o Sr. Ramos e o Luís atendem com simpatia e profissionalismo os clientes e contam com a “Teresita” ao comando da cozinha a controlar os tachos mas também a grelha.
O Solar, ou melhor, o Ramos merece uma visita pela comida e pela vertente cultural com muitos documentos históricos que o Sr. Ramos exibe orgulhosamente.
Voltando à mesa, o Luís é mestre na sugestão de bom vinho para acompanhar as refeições, brancos, tintos, maduros, verdes e espumantes.
Um restaurante histórico do concelho de Oliveira de Azeméis que importa marcar mesa para não ter que esperar, pois muitas vezes é isso que acontece.
Tem uma clientela global, pois é raro o dia que não se ouve falar espanhol, inglês, francês e alemão, gente que procura o sabor caseiro de uma comida saudável.
Por falar de saúde, não se pode dispensar as famosas mousses de chocolate, caramelo e ananás ou então o tradicional queijo com marmelada.
Melhor que falar é provar, por isso a 5 minutos do centro da cidade de Oliveira de Azeméis você pode almoçar ou jantar como se estivesse em casa e ter uns bons e únicos apontamentos de história local e regional.
Importa realçar o bom ambiente familiar que minimiza a dificuldade de estacionamento.
Uma resposta
Visitor Rating: 5 Stars