Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025
Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025

Alcino Martins questiona demora do executivo na reação ao caso “estaleiros” e anuncia queixa contra presidente por difamação

> Alcino Martins exerceu direito de resposta após conferência de imprensa do presidente da câmara municipal de Oliveira de Azeméis sobre a aquisição das instalações dos futuros estaleiros municipais.
Publicidade

Após a conferência de imprensa do presidente da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, a informar sobre o arquivamento do inquérito do Ministério Público sobre a denúncia de aquisição das antigas instalações da Lacticínio de Azeméis, o deputado municipal Alcino Martins, autor da denúncia exerceu o seu direito de resposta para “repor a verdade relativamente às mentiras proferidas pelo atual presidente da câmara na sua comunicação de 12 minutos, no dia 3 de Outubro”.

“Considero preocupante que o presidente da câmara coloque em causa as competências dos membros da assembleia municipal, com esta acusação mentirosa de que na participação fiz alegações a crimes, ou em tempos de prisão, enganando as pessoas para ganhar votos, em benefício próprio”, começa por afirmar.

Publicidade

“Na minha opinião, caso o atual presidente da Câmara,  quando esteve como líder da oposição durante vários mandatos, fosse diligente e fiscalizador do Executivo da época, em vez de fazer apenas ruído  nos casos que suscitaram duvidas na altura, provavelmente muitas das situações que conhecemos atualmente  não tinham ocorrido nem prejudicado o município”, continua.

Alcino Martins questiona ainda o presidente da câmara municipal “por que razão demorou oito dias para fazer o esclarecimento, e só o fez depois de receber o despacho de arquivamento”.

“Que explique por que razão disse que o Ministério Público não descobriu nenhumas irregularidades. Não tinha a certeza, e foi por isso que só decidiu “esclarecer” quando recebeu o despacho de arquivamento”, questiona.

“Por uma questão de seriedade exijo que seja de acesso publico o despacho de arquivamento, para que os oliveirenses fiquem a saber que as alegações que o presidente da câmara afirmou que fiz são falsas”, acrescenta.

Alcino Martins informa ainda que avançou com uma queixa contra o presidente da Câmara por difamação, participação que já foi enviada à Procuradoria-Geral da República.

Texto enviado ao Procuradora-Geral da República que consta no despacho.

Na ordem de trabalhos para a reunião da  Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis no dia 28 de Fevereiro, tem o pedido para a aquisição de compra do prédio no valor de 2 milhões e 950 mil euros, visto de que a Câmara Municipal ganhou a licitação do imóvel por 2 milhões e 950 mil euros, acima 425 mil euros do valor que foi autorizado pelo Executivo e pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis.

Considero que,  na qualidade de Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis,  estamos perante Abuso de Poder e Abuso de confiança por parte do Presidente da Câmara ao licitar um valor muito superior ao que tinha sido autorizado.

Ou seja, se esta falta de consideração e de respeito pelos órgãos deliberativos, começar a tornar-se norma, os Deputados Municipais ficam sem a capacidade de acompanhar e fiscalizar os Executivos Camarários.

Posto isto,  peço que a Procuradoria-Geral da República verifique,  se estamos perante um ato ilícito por parte do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis,  ao licitar a aquisição de um imóvel por um valor que não estava autorizado pela Assembleia Municipal.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

  1. Fez muito bem, se foi “difamado” como autor da denúncia, tem todo o direito de apresentar a queixa, só que tem entender, se é que entende que, “não vale mentiras e tudo”, é preciso falar a verdade, só a verdade. Já agora, porque pede ao “inocente” para apresentar a decisão? Quando é que o “denunciante” recebeu a notificação da decisão? Que diga a data? E, que a publique…. está no seu fireito. Mas, atenção: DENUNCIA CALUNIOSA É CRIME. Vitória de Pirro, não é Senhor Alcino. Empurrar com a barriga é feio. Assuma que fez asneira, tá ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS