Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Futuro da Linha do Vouga será debatido no Europarque no dia 2 de fevereiro

> "A Linha do Vale do Vouga – Que Futuro?” é o tema da conferência que a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria irá promover, e que junta vários especialistas na matéria.

A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), da qual faz parte o município de Oliveira de Azeméis, é a promotora o debate “A Linha do Vale do Vouga – Que Futuro?”, e que terá lugar no Europarque, em Santa Maria, no próximo dia 2 de fevereiro, pelas 17h15.

Pretende-se fazer uma reflexão sobre o futuro desta linha centenária no quadro da melhoria da acessibilidade dos municípios que integram a AMTSM e da consolidação dos aglomerados urbanos e da coesão territorial e reforço da competitividade.

Vários especialistas vão “provocar” a reflexão conjunta sobre diferentes temas, centrados na linha do Vouga. “Estudo de Requalificação Urbana da Linha do Vouga”, “O Papel da LVV na mobilidade desta sub-região”, “Opções para a reabilitação da Linha do Vouga e plano para concretização”, “A Linha do Vouga no Plano Ferroviário Nacional”, são os quadros em discussão.

Os trabalhos iniciam-se às 17h30 com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

A reflexão irá debruçar-se, inicialmente, sobre “O estudo da requalificação urbana da linha do Vouga”, a cargo de Pedro Meda, do Instituto da Conservação, seguindo-se “O papel da linha do Vouga na mobilidade desta sub-região”, tema que será abordado por Alberto Aroso, especialista em transportes e vias de comunicação.

Antes do período de debate Nuno Freitas, ex-presidente da CP e especialista em transportes e vias de comunicação, falará das “Opções para a reabilitação da linha do Vouga e plano para concretização”. Haverá ainda tempo para o Diretor de Departamento de Tráfego e Mobilidade das Infraestruturas de Portugal, Paulo Melo, pronunciar-se sobre “A Linha do Vouga no Plano Ferroviário Nacional”. O encerramento dos trabalhos será feito pelo presidente do Conselho Diretivo da AMTSM, José Pinheiro.

A entrada é gratuita, mas com inscrição obrigatória até ao dia 30 de janeiro, através do email: geral@amtsm.pt ou do telefone 256830020. Participe!

____
Conheça o programa completo:

17h15 |   Receção dos participantes
17h30 |   Boas vindas e breve enquadramento. Emídio de Sousa, presidente da câmara municipal de Santa Maria da Feira
17h40 |  “Estudo da Requalificação Urbana da Linha do Vouga”. Pedro Meda, Instituto da Construção
18h00 |  “O papel da LVV na mobilidade desta sub-região”. Alberto Aroso, especialista em Transportes e Vias de Comunicação
18h15 |   “Opções para reabilitação da Linha do Vouga e plano para concretização”. Nuno Freitas, ex-presidente da CP e especialista em Transportes e Vias de Comunicação
18h30 |  A Linha do Vouga no Plano Ferroviário Nacional. Paulo Melo, diretor de Departamento de Tráfego e Mobilidade das Infraestruturas de Portugal
18h45 |   Debate
19h10 |   Encerramento. José Pinheiro, presidente do Conselho Diretivo da AMTSM

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

  1. Seria muito importante reabilitar a linha do Vale do Vouga, de forma a atrair turismo e mobilidade para a população cada vez mais envelhecida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS