O Paço del Rey tem proposto nos últimos quatro anos recuar 900 anos de história e fazer uma viagem no tempo até à época do Julgado de Figueiredo de Rey. Natalino Almeida, presidente da associação organizadora do evento – Figueiredo de Rey – evoca a importância deste evento por ser importante “saber quem somos para saber para onde vamos”. No ritual de início do evento, Natalino considerou que “se não conhecermos o nosso passado, dificilmente saberemos qual é o nosso futuro e é por isso que as pessoas têm de estar ligadas à sua história“.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis enfatizou o facto de “nos últimos anos Pinheiro da Bemposta” ter “desenvolvido eventos que mergulham a população na história coletiva, e tem dado lições de história”.
Na quarta edição, o Paço del Rey evoluiu para dois dias de festa. E durante este período de tempo, história e divertimento (medieval) andaram de mão dadas. Todos os os visitantes recordaram os aos tempos medievais e reviver a vida do quotidiano daquela época. Além do vídeo que pode ver lá em cima, poderá ver os melhores momentos do Paço del Rey 2019 em imagens.