Cátia Azevedo sagrou-se campeã nacional dos 400 metros femininos com um tempo de 51,60 segundos, dentro dos mínimos para os Europeus, conquistando um dos nove títulos do Sporting CP no primeiro dia dos Campeonatos de Portugal, que se realizaram no Estádio Municipal de Leiria no último fim de semana.
Embora já apurada para os Mundiais que se realizam em Eugene, nos Estados Unidos, entre 15 e 24 de julho, e para os Europeus que decorrem de 11 a 21 de agosto, em Munique, a corredora leonina superou os mínimos para a prova em solo germânico por um décimo de segundo.
Cátia Azevedo superou Carina Vanessa, do Sporting de Braga, segunda classificada com 54,13 segundos, e Fatoumata Diallo, do Clube Oriental do Pechão, terceira (55,39), e contribuiu assim para a supremacia do emblema “verde e branco” no número de títulos hoje arrecadados.
A atleta de Oliveira de Azeméis conseguiu a sua segunda melhor marca do ano nos 400 metros, que permitiu assim obter o seu oitavo título de campeã nacional, sendo a mais titulada atleta da história da distância no nosso país.
Esta conquista surge depois, confessa a velocista, de ter sido novamente infetada com o vírus Covid-19 não permitindo a melhor preparação para a competição.
___
“Partir a matar! Acabar… a sorrir” tem sido o lema de Cátia Azevedo nas provas de 400 metros, vinca a Federação Portuguesa de Atletismo nas suas redes sociais