O Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) iniciou as comemorações do seu 45.º aniversário na manhã do último sábado, dia 15, com uma homenagem em memória de António Pinho, fundador e sócio número um desta associação, que faleceu no dia 15 de agosto de 2020, aos 62 anos. O senhor Atletismo, como era carinhosamente conhecimento no meio da modalidade, é o novo patrono do Centro de Treinos de Cucujães do Nucleo de Atletismo de Cucujães, que desde o último sábado passou a denominar-se como Centro de Treinos António Pinho.
“Mais do que o nome, é preciso honrar a sua memória”
Gracinda Leal, irmã do novo patrono do Centro de Treinos do Núcleo de Atletismos de Cucujães, referiu no seu discurso que “mais do que o nome, é preciso honrar a sua memória”, pedindo às várias entidades com responsabilidade a nível local, e também nacional, que garantam a continuidade do NAC como uma associação com capacidade de promover a formação da cidadania dos vários jovens que por lá passam.
“Resta-nos lembrar e pôr em prática os seus ensinamentos
O presidente do Núcleo de Atletismo de Cucujães, Joaquim Gregório, referiu que uma vez que António Pinho “já não se encontra entre nós, resta-nos lembrar e pôr em prática os seus ensinamentos”… em família.
“Perde-se um homem de bem e um homem de sonhos”
O presidente da Junta de Freguesia de Cucujães, Simão Godinho, destacou António Pinho como homem de grandes qualidades humanas que dedicou a sua vida ao serviço dos outros, ao serviço da comunidade. O autarca considera que “com o desaparecimento de António Pinho perde-se um homem de bem, e um homem de sonhos para a freguesia de Cucujães e para o município de Oliveira de Azeméis”, e sublinhou aquilo que já tinha revelado ao Azeméis.Net no passado, tal como poder ler aqui: a freguesia de Cucujães irá ter uma rua com o seu nome.
“António Pinho deixou marcas nesta instituição, no desporto e cultura concelhia”
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, referiu no seus discurso que a atribuição do nome de António Pinho ao Centro de Treinos do NAC “é uma justíssima homenagem, e uma forma muito bonita de perpetuarmos a sua memória”. O edil oliveirense vinca que “António Pinho deixou marcas nesta instituição, no desporto e cultura concelhia, mas sobretudo nos jovens que treinou, e pelas pessoas com quem conviveu”. E faz um pedido: “Devemos muito a António Pinho, e saibamos, por isso, retribuir um pouco do muito que eles nos deu”.
“Uma obra deixada pôr alguém que se dedicou a esta modalidade”
Na cerimónia estiveram também figuras nacionais ligadas ao desporto e à juventude. Luís Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, celebrou “uma obra deixada por alguém que se dedicou a esta modalidade [atletismo]”. O líder do atletismo nacional também sublinhou o facto de a vida do NAC ter andado sempre de mãos dadas com António Pinho.
“O NAC representa efetivamente os dois mundos do IPDJ: o desporto e a juventude”
Catarina Durão, diretora regional do Centro do IPDJ, mencionou a figura ímpar de António Pinho no clube, na freguesia de Cucujães, e no município de Oliveira de Azeméis, e também afirmou o NAC com sendo uma associação que representa efetivamente os dois mundos do Instituto Português do Desporto e da Juventude.