Em Cucujães, terra de gente boa, existe muito a tradição de bons petiscos e merendas. A oferta é grande e hoje decidimos entrar na Taberna do Cuco. Mal colocamos o pé dentro da taberna somos agradavelmente surpreendidos pela peça extraordinária do escultor Paulo Neves, um imponente balcão que de imediato liga a cultura à gastronomia.
Mas as surpresas não ficam por aqui pois a família Neves tem uma fortíssima ligação às tradições e à cultura. O António Neves é o verdadeiro homem dos sete instrumentos, principal dinamizador do Museu Regional de Cucujães e um apaixonado pela culinária sabendo fazer uns rojões de qualidade sublime, uns rojões feitos lentamente mesmo à moda antiga.
Mas falamos mais tarde sobre os instrumentos e vamos começar a refeição por uma suculenta sopa da Pedra com tudo aquilo a que temos direito. Podemos também abrir a refeição com um presunto de corte fino acompanhado com queijo sempre bom e uma broa caseira excelente.
A comida é muito caseira e os pratos disponíveis muito sugestivos. A Taberna do Cuco também se transformou tendo em conta as novas regras e horários de funcionamento apostando muito recentemente no take-away.
A Taberna está decorada com gosto, muito rústica com traços de modernidade que Paulo Neves faz como ninguém esta ligação.
A feijoada à transmontana é um dos petiscos que não podemos deixar de provar. O frango caseiro estufado é servido com a carne suculenta e bem temperado dando um sabor caseiro que é inconfundível e irresistível.
O lombo assado e a vitela são excelentes opções para quem estiver mais virado para a carne sendo os diversos bacalhaus boas opções para quem quiser comer peixe, o fiel amigo é muito bem tratado nesta típica casa.
Também pode encomendar um cozido à portuguesa com aqueles enchidos caseiros de grande qualidade que fazem toda a diferença e com os legumes sempre frescos ou optar por uma dobradinha que é excelente.
Uma casa acolhedora, sala pequena com as tradições sempre presentes e espalhados por todo o lado. Muitas vezes António Neves surpreende os clientes com música e umas cantigas portuguesas que todos acompanham. São serões super agradáveis que juntam uma boa refeição com uma boa e alegre musiquinha. Este conceito de Tasca é muito interessante pois são pequenos espaços transformados em salas de refeição que vão mantendo vivas as boas tradições do passado.
As diárias não são sempre iguais o que é bom para os frequentadores mais assíduos, servidos com generosidade e a preços controlados.
Os vinhos são de boa qualidade oriundos de várias regiões demarcadas que ajudam a acompanhar a comida caseira que nos é servida na Taberna do Cuco.
Este espaço merece a sua visita e recomendamos marcação prévia de mesa e também a escolha da comida.
Com estacionamento fácil na famosa reta do Bessa, este é um espaço com características muito peculiares onde o talento e a criatividade dos “Neves” de Cucujães estão bem patentes.
Consulte também as redes sociais para estar sempre bem informado sobre tudo aquilo que pode comer e beber na Taberna do Cuco, bem no centro da Vila de Cucujães. Merece uma visita e vai ver que não se vai arrepender.