Foi entre centenas de pessoas que as Marchas Populares desfilaram no dia 2 de julho entre o Jardim Público, na Praça José Manuel da Costa, e a rotunda da fonte luminosa, no Largo Luís de Camões. Ao todo foram cinco as marchas que participaram no desfile organizado pela primeira vez pela autarquia, uma vez que este ano as Marchas Populares foram inseridos no programa de animação de verão 37.20. Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, o Grupo de Janeiras São Martinho de Travanca, a Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes de Pardilhó, a Comissão da Marcha da Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer e a Associação Cultural e Recreativa a Esteira de Veiros.
320 figurantes deram vida, cor, alegria e animação, ao desfile que durou mais de uma hora e meia. Há uma particularidade. A autarquia fez cruza as Marchas Populares com a segunda edição do Street Food & Beer Festival na segunda noite de evento, e a combinação acabou por beneficiar os dois eventos.
Energia, cor e alegria
Todos os participantes trouxeram o colorido das suas vestes que, juntamente com as coreografias possíveis no espaço diminuto nos pontos de paragem programados (principalmente em frente ao Largo da República, onde decorreu o Street Food & Beer Festival).
As honras de abertura do desfile coube ao grupo Activida da Associação de Melhoramentos do Pró-Outeiro. Experientes nas Marchas Populares, os elementos que compuseram o grupo demonstraram energia, garra e muito dinamismo durante o desfile.
Seguiu-se o Grupo de Associações de Travanca. Neste grupo estavam inseridos várias associações da freguesia, dominado pelo Grupo de Janeiras de São Martinho de Travanca, o que complicou os ensaios para o grande dia das Marchas Populares, mas acabaram por brilhar durante o desfile.
A Associação Cultural Recreativa a Esteira de Veiros destacou-se pelas vestimentas garridas, a Comissão da Marcha da Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer, e a Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes de Pardilhó homenageou os marinheiros.
“Um êxito”, diz a autarquia
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que teve pela primeira a organização das Marchas Populares da cidade ao seu encargo, faz um balaço positivo. ”Foram um êxito para o qual foi decisiva a dedicação e o entusiasmo que as associações colocaram nos esmerados trajes, nas danças e nas coreografias apresentadas”, pode-se ler no comunicado enviado às redações.